Dezembro Laranja | Mês de prevenção ao câncer de pele
15 de dezembro de 2025 - 13:07 #Dezembro Laranja; Câncer de Pele

Dezembro é o mês que chama atenção para a prevenção ao câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), este é o câncer mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 185 mil novos casos da doença por ano.
Por isso, durante todo o mês, a campanha Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), reforça a importância do autocuidado e da realização de exames anuais como forma de prevenção e diagnóstico precoce.
Ainda de acordo com o Inca, os tipos de câncer de pele podem ser classificados como: melanoma, sendo o mais raro e que pode levar à morte ou não melanoma, tipo mais frequente e menos grave, mas que pode causar deformações no corpo. Ambos têm cura se descobertos logo no início.
Cuidados:
Evitar exposição excessiva ao sol, principalmente entre os horários de 10h às 16h;
Usar proteção solar de no mínimo 30 FPS e reaplicar a cada duas horas;
Usar óculos escuros com proteção UV;
Usar camisetas de manga longa;
Manter-se hidratado.
E lembre-se: prevenir o câncer de pele deve ser um cuidado diário. Cuide-se hoje para proteger o amanhã!
Assessoria de Comunicação
Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará – Issec