Setembro Dourado | Mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil
12 de setembro de 2024 - 10:26 #Câncer Infantojuvenil #Conscientização #Setembro Dourado
O mês de setembro é marcado por uma campanha de grande importância e sensibilidade: o Setembro Dourado. Essa iniciativa visa aumentar a conscientização sobre o câncer infantojuvenil
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer pediátrico representa aproximadamente 3% em relação ao câncer de adultos, porém é hoje a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes brasileiros. O número de casos novos de câncer infantojuvenil estimado para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 7.930 casos, sendo 4.230 casos novos no sexo masculino e de 3.700 no sexo feminino, revela o Inca.
—
Existem vários tipos de câncer que podem afetar crianças e adolescentes. Os tumores mais frequentes são: as leucemias, os tumores que atingem o sistema nervoso central, os linfomas, o neuroblastoma, o tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma, o tumor germinativo, os osteossarcoma (tumor ósseo) e os sarcomas (tumores de partes moles). Cada um desses tipos requer uma abordagem específica de diagnóstico e tratamento. Por outro lado, o câncer infantil tem grandes chances de cura quando o diagnóstico precoce é associado a um tratamento de qualidade.
Assessoria de Comunicação
Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará – Issec