Conselho de Gestão se reúne para avaliar o Relatório Atuarial Anual 2022

20 de junho de 2023 - 15:26

Os membros do Conselho de Gestão (Conge) do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec), órgão colegiado responsável pela Gestão Administrativa, Econômica e Financeira da Autarquia, se reuniram na última segunda, 19, para apresentação da Gestão Orçamentária-Financeira do Fundo de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Ceará (Fassec), tendo como pauta prioritária o Relatório Atuarial Anual do Fassec do exercício 2022.

Na reunião foi apresentado o estudo de investimento em saúde e atualização de dados estatísticos referentes a carteira de usuários, eventos indenizáveis, contraprestações, resultados assistenciais, resultado atuarial e reservas técnicas.

Na primeira etapa de análise, ficou evidenciada que a Carteira de Usuários (de apenas 4 anos) se encontra em desenvolvimento com a expectativa de entrada de mais usuários (titulares e dependentes), frente ao público potencial (servidores), tendo em vista a atratividade da tabela de contribuição do Fassec e elevados preços contributivos dos planos de saúde de mercado. Ressalta-se ainda a premissa do pacto social onde existe a solidariedade contributiva atuarial entre usuários de diferentes rendas e idades.

Os Indicadores Assistenciais, como consulta usuário/ano, exame usuário/ano, exame por consulta, taxa de internação e custo médio da internação apontaram progressos. Segundo levantamento de resultados assistenciais, 47% dos usuários estão na faixa etária acima de 59 anos de idade.

A presidente do Conge e secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado, destacou a importância dos indicadores de gestão apresentados, o nível técnico e análises que apontaram para relevantes números dos serviços de saúde disponibilizados e, principalmente, o efetivo investimento financeiro na saúde do servidor público e seus dependentes.

Para o superintende do Issec, Olavo Peixoto, a consolidação dos grandes números da Instituição fortalece a estrutura operacional de assistência à saúde do usuário. “A rigidez do controle das Reservas Técnicas que favorece o maior equilíbrio fiscal e longevidade do Programa de Assistência à Saúde do Servidor e as contribuições ao Fassec são extremamente vantajosas quando comparadas aos planos de saúde do mercado”, ressaltou.

Também estiveram presentes o conselheiro e secretário-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE), Aloísio Carvalho e os conselheiros Helano Maia (vice-presidente do Conge), Patrícia Facó e Joaquim Vale – representantes dos servidores públicos, Paula Feitosa (secretária executiva do Conge) e Thiago Correia (assistente do Conge).

Assessoria de Comunicação
Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará – Issec