Fevereiro Laranja e Roxo

1 de fevereiro de 2023 - 14:02

Em apoio à campanha Fevereiro Laranja e Roxo, o Issec reforça a importância da conscientização para a prevenção, diagnóstico, combate da leucemia, lúpus, fibromialgia e Mal de Alzheimer.

O Lúpus é um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza anticorpos em excesso, prejudicando o seu funcionamento. Os anticorpos passam a atacar o organismo, causando inflamação nos rins, pulmões, pele e articulações.

A Fibromialgia ataca especificamente articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social.

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. Em 2020, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estimou 10.810 novos casos no país.

A campanha também frisa a importância da doação de medula óssea. A doação é muito importante, pois a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível.

Procure orientação em uma Unidade de Saúde.

 

Fonte: Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste – CETENE

 

 

Assessoria de Comunicação

Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará – Issec