Conselho de Gestão avalia Projeto de Telemedicina em desenvolvimento pelo Issec e Etice

9 de dezembro de 2022 - 15:57

Os membros do Conselho de Gestão do Issec (Conge), órgão colegiado responsável pela gestão administrativa, econômica e financeira do Issec, se reuniram na última quinta-feira, 8, para analisar e deliberar assuntos estratégicos vinculados à Governança de Gestão, como licitação para contratação de empresa especializada em consultoria e assessoria operacional do Programa de Saúde do Servidor Público e mecanismos de integração dos serviços de saúde em Telemedicina e trânsito de dados informatizados.

Na ocasião, presidente do Conge e secretário de planejamento e gestão (Seplag), Ronaldo Borges, pontuou a conclusão do Edital de Licitação, elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) Seplag/CGE/Issec, para contratação de empresa de auditoria/operação ao Programa de Saúde ao Servidor Público, administrado pelo Issec, que encontra-se sob análise conclusiva da PGE. As próximas fases são de instrução documental e encaminhamento à Comissão Central de Licitação.

Para o superintende do Issec, Olavo Peixoto, a oferta de serviços assistenciais de saúde contidos no rol do Issec será realizada mediante a contratação de profissionais e empresas especializadas em gestão de saúde, conforme deliberação do Conge e amparada na Lei Federal nº 8.666/1993, que trata de procedimentos licitatórios.

Outra pauta foi o processo de implantação da Telemedicina e seus procedimentos em saúde, com ênfase na integração e utilização de sistemas, garantias e deveres para o uso da internet diante dos protocolos de segurança, confidencialidade e integridade das informações entre médico e paciente em teleconsultas.

O projeto da Telemedicina em desenvolvimento pelo Grupo Técnico do Issec e Etice, está baseado nas seguintes premissas: atendimento sem filas, equipe de saúde 24h, atendimento amplo na capital e interior do estado, acesso a mais de 25 especialidades médicas e prescrição de exames e receituário de medicamentos.

A Teleconsulta supre a necessidade de especialidades médicas escassas em várias regiões do estado e inova no atendimento tecnológico em saúde com a manutenção do contato humanizado.

O conselheiro Aloísio Carvalho, secretário da CGE, abordou a temática de caráter legal e o cenário normativo do Projeto Telemedicina entre Issec e Etice, pontuando a evolução tecnológica e controle da matriz de governança de gestão do Issec, que avança na efetividade e ampliação dos serviços assistenciais de saúde aos usuários do Issec.

Estiveram presentes também Ana Paula (representante da Secretaria da Saúde – Sesa), os conselheiros Helano Maia, Patrícia Facó e Joaquim Vale (representantes dos servidores públicos), o gerente de TIC/Issec Franzé Magalhães, o diretor de relacionamento e comercio da Etice, Daniel Coelho e a secretária executiva do Conge, Paula Feitosa.