Issec e Etice desenvolvem ações para implantação de Telemedicina

4 de novembro de 2022 - 10:20

Membros do Conselho de Gestão do Issec (Conge), órgão colegiado responsável pela gestão administrativa, econômica e financeira da Autarquia, se reuniram no último dia 1 de novembro, para apresentação da gestão orçamentária-financeira do Fundo de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Ceará (Fassec), tendo como pauta prioritária o Relatório Atuarial do equilíbrio econômico-financeiro das Reservas Técnicas referentes ao segundo quadrimestre de 2022, que aborda o ciclo financeiro de investimentos em saúde e os números de atendimentos aos usuários, cuja carteira assistencial é composta por servidores dos poderes executivo, legislativo, judiciário, Ministério Público do Estado e Tribunal de Contas do Estado (49,3% dos usuários possuem faixa etária acima de 59 anos).

Na ocasião, o presidente do Conge e secretário de Planejamento e Gestão, Ronaldo Borges, ressaltou a expressividade dos indicadores de gestão e governança apresentados, além do nível técnico, análises e ações de controle que apontam para relevantes números institucionais da Autarquia.

Ronaldo Borges apresentou ainda as ações de implantação do serviço de saúde em Telemedicina no Issec. De início, a modalidade de teleconsulta deverá acontecer por intermédio de Grupo de Trabalho (GT) constituído por membros do Issec e da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice).

Para o superintendente do Issec, Olavo Peixoto, a consolidação dos grandes números da Instituição, fortalece a estrutura operacional de assistência à saúde do usuário. “A rigidez do controle das reservas técnicas favorece o maior equilíbrio econômico-financeiro das contas de gestão do Fassec”.

Olavo Peixoto pontuou ainda a inovação da Telemedicina no Issec, com a implementação da teleconsulta, que fortalecerá a expansão dos serviços principalmente no Interior do estado. Frisou também que a prática de serviços médicos, mediados por Tecnologia da Informação (TI), está regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), através da Resolução nº 2314/2022.

O secretário executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Marconi Lemos, registrou os aspectos determinantes dos dados relatoriais apresentados, a prática das ações de gestão fiscal, a regularidade legal de implantação da Telemedicina entre Issec e Etice, com o intuito de avançar na eficiência e efetividade da gestão pública, que proporcionará a ampliação dos canais de participação, transparência e controle social.

Estiveram presentes também Tereza Neuman (representante da Secretaria da Saúde – Sesa), os Conselheiros Helano Maia, Patrícia Facó e Joaquim Lima (representantes dos servidores públicos), Franzé Magalhães (gerente de TI/Issec), Daniel Coelho (diretor de relacionamento e comércio da Etice), Paula Feitosa (secretária executiva do Conge) e Thiago Correia (assistente do Conge).

 

Assessoria de Comunicação
Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará – Issec