Seplag tramita primeiro processo 100% digital por meio do SUITE

30 de julho de 2021 - 10:08

Dháfine Mazza – Ascom Seplag

O secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Mauro Benevides Filho, oficializou, nesta quarta-feira (28), o início da implantação do Sistema Único Integrado de Tramitação de Processos (SUITE), com o envio do primeiro processo 100% digital por meio do novo sistema, que vai conferir mais transparência, agilidade, eficácia e efetividade à administração pública do Governo do Estado do Ceará. O SUITE foi totalmente desenvolvido pela equipe de técnicos da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), com apoio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). O Sistema integra o Programa Ceará Digital, que é liderado pela Seplag e tem o objetivo principal de modernizar o Estado e os serviços prestados à sociedade.

“Esse é um momento muito especial para o Governo do Estado do Ceará e para toda a população cearense. Estamos iniciando hoje o primeiro processo integralmente digital, ou seja, sem papel, no âmbito do Governo do Estado do Ceará. Uma preocupação do governador Camilo Santana, que vinha cobrando da Secretaria do Planejamento e Gestão todo o desenvolvimento, aprimoramento e a funcionalidade integral de um sistema que eliminasse todo o papel no Estado do Ceará e que a população cearense pudesse ser beneficiada com análises de processos mais rápidas, com a comunicação do cearense com o Governo do Ceará de forma mais ágil e com as tomadas de decisões no âmbito do Governo do Estado, tendo um alicerce muito mais profundo na responsabilidade dessas decisões. Portanto, é com muita alegria que nós estamos iniciando o primeiro processo integralmente digital”, destacou o secretário Mauro Benevides Filho.

A tramitação do primeiro processo 100% digital da Seplag foi acompanhada pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Seplag, Ronaldo Borges, pelo secretário executivo de Gestão da Secretaria, Adriano Sarquis, pela gestora de Implantação do SUITE e coordenadora da Coordenadoria de Modernização da Gestão do Estado (Comge) da Seplag, Vanessa Machado Arraes, pela líder de Desenvolvimento do SUITE, Elidiane Martins, e pelo gestor da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seplag, João Alcides. Na ocasião, o secretário Mauro Benevides Filho exaltou o trabalho da equipe da Seplag no desenvolvimento do SUITE e lembrou que não se trata de digitalizar processos que estão em papel, mas de ter todos os processos do Estado sendo iniciados, tramitados e finalizados integralmente de forma digital.

“Não é digitalizar processos que são em papel e transformá-los em digital. Não é isso. O processo já se inicia de forma digital, em sistemas. Isso, em oito anos, vai gerar uma economia aproximada entre R$ 350 milhões e R$ 400 milhões. Por último, um sistema que foi desenvolvido exclusivamente pelos nossos técnicos aqui da secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará e que vai ser difundido para todos os órgãos do Estado do Ceará, sempre aprimorando com novas sugestões que surgirem nesse processo de aperfeiçoamento que nós vamos construir ao longo do tempo”, disse o titular da Seplag.

Revolução

Para o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Seplag, Ronaldo Borges, o SUITE representa uma revolução para o estado do Ceará, que, paulatinamente, eliminará o uso de papel e tramitará todos os processos de forma digital. “Com a abertura do processo 0001 pelo secretário Mauro Filho, o SUITE entrou oficialmente em produção na Seplag. Estamos agora na fase de treinamento das equipes da Seplag e dos outros órgãos e entidades do Poder Executivo. Até o fim do ano, todas as secretarias já deverão estar capacitadas e aptas a tramitarem seus processos de forma 100% digital. Precisamos investir fortemente na capacitação de todos os colaboradores para que eles possam compreender a importância de uma transformação digital e, como isso, impactar diretamente na prestação de serviços ao cidadão”, afirmou.

O secretário executivo Ronaldo Borges reforçou que o SUITE tem foco no cidadão e, por isso, será aperfeiçoado de forma contínua. “O SUITE é um sistema que nasce hoje, mas que estará em constante atualização, pois valoriza muito a experiência do usuário. As pessoas têm um papel fundamental na melhoria do SUITE. Somente pelo uso, chegaremos ao patamar de excelência do Sistema Único Integrado de Tramitação de Processos”, afirmou Ronaldo Borges.

Saiba mais

A Seplag é a primeira secretaria do Governo do Ceará a utilizar o SUITE, que será implantado nas demais secretarias e órgãos da administração pública cearense ao longo dos próximos meses.

O SUITE faz parte do Programa Ceará Digital, cujo objetivo é modernizar a gestão pública e transformar a forma como o Estado se relaciona com os cidadãos. Além do SUITE, o Programa Ceará Digital também inclui o Portal Único de Serviços, que deverá entrar em operação nos próximos meses.