HGF é um dos cinco hospitais do Brasil selecionados para o Projeto Reab Pós-Covid-19

16 de novembro de 2020 - 18:38

Coronavírus (Covid-19)

Felipe Martins – Ascom HGF – Texto e Foto

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, é um dos cinco hospitais do Brasil selecionados para participar do Projeto Reab Pós-Covid-19, que tem início neste mês. Realizada em parceria entre o Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde, a iniciativa dará suporte às unidades para a retomada segura de consultas e cirurgias eletivas, aquelas marcadas previamente.

“É um grande reconhecimento e uma enorme responsabilidade”, ressalta Daniel de Holanda, diretor-geral do HGF, único hospital do Nordeste selecionado para a fase piloto do projeto. “Será essencial para minimizar os efeitos da pandemia na dinâmica interna do hospital, além de nos auxiliar a retomar as atividades assistenciais eletivas de maneira mais segura”, completa.

O Projeto Reab Pós Covid-19 acontecerá em duas etapas. A primeira, com duração prevista de dois meses, é de avaliação e intervenção. Será realizada por meio de visitas quinzenais de uma equipe multidisciplinar de profissionais do Hospital Sírio-Libanês. A segunda fase deve durar quatro meses e terá como objetivo monitorar o processo e analisar os resultados.

Para além do treinamento multidisciplinar, o projeto visa implementar um plano de reabilitação em enfermaria para pacientes com Covid-19 que saíram recentemente da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Nosso objetivo é devolver a funcionalidade do paciente, ou seja, que possam se recuperar plenamente e retomar suas atividades em sociedade”, afirma Christina May, coordenadora médica do Serviço de Reabilitação do Hospital Sírio-Libanês e patrocinadora do projeto.

Sobre o projeto

O Projeto Reab Pós-Covid-19 é executado pelo Hospital Sírio-Libanês por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde. Também apoiam a iniciativa o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Para compor a fase inicial do projeto, foram selecionados cinco hospitais públicos e filantrópicos em cinco regiões do Brasil: Hospital Geral de Fortaleza (CE), Hospital de Base (DF), Hospital Municipal de Contagem (MG), Hospital Geral de Palmas (TO) e Hospital Geral do Trabalhador (PR).

Compõem a equipe do projeto um médico, um especialista em gestão hospitalar, um fisioterapeuta, um nutricionista, um fonoaudiólogo, um assistente social e um enfermeiro especialista em Integridade Cutânea.