HM recebe medicamento para realização de cirurgias cardíacas

9 de outubro de 2020 - 12:08

Jéssica Fortes – Ascom HM – Texto e Foto

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, recebeu, nesta quinta-feira (8), 1.350 ampolas do medicamento Gluconato de Cálcio. Fundamental para a realização de cirurgias cardíacas, a medicação foi repassada a partir de uma permuta entre unidades da rede estadual.

Além de ser essencial para o êxito da cirurgia cardíaca, o Gluconato de Cálcio possibilita a integridade do sistema nervoso e muscular do paciente, a correta função cardíaca e a permeabilidade celular. Devido à indisponibilidade da medicação no mercado, a Unidade de Farmácia do HM está finalizando o processo para a aquisição de Cloreto de Cálcio, medicamento de igual eficácia.

O estoque atual de Gluconato de Cálcio é suficiente para que os procedimentos sejam feitos pelos próximos vinte dias no hospital. “Com a ajuda das unidades, nós conseguimos garantir o estoque da medicação até que o processo de aquisição seja finalizado. O empréstimo entre as unidades é uma prática muito salutar e se dá graças a uma parceria construída diariamente”, ressalta a coordenadora da Unidade de Farmácia do HM, Gláucia Campelo.

O Hospital de Messejana é uma unidade terciária referência no atendimento de doenças cardíacas e pulmonares de alta complexidade. O HM realiza, em média, três mil atendimentos na emergência mensalmente. Entre janeiro e junho deste ano, 513 pessoas foram submetidas a cirurgias cardíacas na unidade.