Aesp realiza testes de covid-19 em professores, instrutores e servidores

9 de outubro de 2020 - 18:32

Coronavírus (Covid-19)

Ascom da Aesp/CE

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou nesta quinta (08) e sexta-feira (09), testagem para Covid-19 em seu quadro de servidores, e para os coordenadores, monitores e professores dos cursos que retornarão às atividades presenciais na próxima semana.

Os testes foram realizados pela equipe do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), por meio do método swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas que coleta secreções das vias respiratórias (narinas direita e esquerda). Cerca de 260 exames foram disponibilizados pelo Lacen para a Aesp e o resultado fica disponível em até cinco dias pelo site Saúde Digital e pelo Ceará App.

Coronel Paulo Neto foi um dos profissionais testados, ele que ministra aulas de educação física para o Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficial da Polícia Militar do Ceará (CFPCO/PM – T2) declarou que não tinha tido a oportunidade de fazer o exame antes e elogiou a iniciativa.

“Eu acho importante fazer esses testes porque a Covid é uma doença que ataca vários órgãos, então, a gente tem que se precaver, porque se realmente estiver com o vírus, é preciso fazer o isolamento para evitar contaminar outras pessoas, porque é uma cadeia, contamina um, depois contamina o outro, até atingir vários grupos e isso é prejudicial às instituições”, ressaltou Paulo Neto.

O diretor de planejamento e gestão interna da Aesp, Nartan Andrade, explica que esta é mais uma das ações programadas dentro do plano de retorno responsável da Instituição de Ensino e ressalta a importância da testagem. “Já testamos todos os alunos do CFPCOPM e do CHO PM e BM, e agora com essa testagem dos professores e servidores, nós vamos ter um visão mais ampla do cenário da Covid-19 no nosso público interno e assim poderemos evitar a propagação da doença dentro da Aesp, bem como, intensificar as ações de combate ao novo coronavírus”, destacou o delegado.

Cartilha

Para orientar os alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficial da Polícia Militar do Ceará (CFPCO/PM – T2) e do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO PM/BM) na volta às aulas presenciais, a Aesp lançou ontem (08) uma cartilha com os protocolos a serem seguidos pelos discentes e as medidas de prevenção e combate à Covid-19 adotadas pela Instituição de Ensino.