Governo do Ceará realiza testagem para Covid-19 em profissionais da rede estadual de educação

25 de setembro de 2020 - 16:40

Coronavírus (Covid-19)

Suzana Mont’Alverne – Ascom Sesa Texto
Francisco Oliveira Arte gráfica

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizará exames para diagnóstico de coronavírus nos profissionais de educação da rede pública estadual. A partir da próxima segunda-feira (28), o Centro de Testagem na Praça do Ferreira, em Fortaleza, o drive-thru no shopping RioMar Kennedy e as unidades móveis funcionarão para atendimento exclusivo aos trabalhadores da rede pública estadual de ensino. O agendamento dos testes começa nesta sexta-feira (25) pelo site Saúde Digital.

Deverão fazer os exames os colaboradores que atuam na educação de Jovens e Adultos (EJA), 1º ano, 2º ano, 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série do ensino médio. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Sesa e a Secretaria de Educação (Seduc).

“Com a testagem em massa, nos ampliamos a identificação dos colaboradores que estão com o vírus ativo para que eles não retornem às atividades. Sabemos que a Covid-19 pode apresentar sintomas ou não, por isso, os profissionais da rede pública estadual que estão vinculados a essas séries precisam ser testados para descartar a hipótese de casos de coronavírus”, explica a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.

Mais de seis mil Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) dos profissionais da área da educação foram enviados pela Seduc e registrados na base de dados dos sistemas de agendamentos da Sesa. “A testagem é uma medida essencial para a retomada das aulas presenciais com segurança na rede pública estadual de ensino. Ao disponibilizar os exames, nós queremos garantir que teremos um retorno ao presencial seguro e responsável para todos os profissionais da educação”, complementa Eliana Estrela, secretária da Educação do Estado.

Atendimento à população

O drive-thru do Hospital Geral de Fortaleza continua disponível para a população. O acesso ao serviço se mantém por agendamento, feito no site Saúde Digital ou aplicativo Ceará App.


Veja aqui o Protocolo Setorial de Retomada das Atividades Escolares.