Governo do Ceará recebe última leva do total de 700 respiradores adquiridos do Exterior

18 de agosto de 2020 - 11:51

Coronavírus (Covid-19)

Daniel Herculano – Texto
Tatiana Fortes – Fotos

Governo do Ceará comprou um total de 700 respiradores no exterior para serem utilizados no combate a pandemia em todo o Estado 

O Governo do Ceará recebeu, nesta segunda-feira (17), parte do lote final que totaliza os 700 respiradores adquiridos no exterior para o combate à pandemia de Covid-19. Todos os equipamentos foram distribuídos aos hospitais e unidades da rede pública estadual e também para ajudar a rede de saúde dos municípios cearenses.

Da compra total feita na China, o Ceará já recebeu 660 unidades do equipamento, incluindo as 45 unidades que chegaram nesta segunda-feira (17), enquanto as últimas 40 unidades estão previstas para chegar ao longo desta semana.

Desde quando a pandemia começou foram criados no Ceará quase 3 mil leitos exclusivamente para receber pacientes com a Covid-19, sendo mais de 900 só de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Desde o início da pandemia não medimos esforços em ações que visam proteger nossa população, e essa compra está sendo importantíssima em nossa luta para salvar vidas”, disse Camilo Santana, que fez questão de relembrar que a população necessita continuar com os cuidados para se proteger do vírus. “Só saia de casa se for necessário e sempre usando máscara”, comentou.

Chegada de equipamentos

Esse é o sexto avião que desembarca no Ceará com carregamentos para ajudar no combate a pandemia. Em 17 de julho chegaram mais 115 respiradores para o atendimento essencial de pacientes em estágios graves do novo coronavírus (Covid-19). Já no dia 4 de julho chegaram 70 toneladas de equipamentos e insumos. Em abril o Governo do Ceará havia recebido a primeira carga proveniente da China com quase 90 toneladas de insumos. Em maio, o Estado recebeu uma segunda aeronave com 200 respiradores, equipamentos de proteção individual (EPIs) e insumos, totalizando 103,7 toneladas de material para o enfrentamento ao novo coronavírus. No último dia 27 de junho, desembarcou a terceira carga de equipamentos com 300 respiradores para equipar unidades de terapia intensiva (UTIs) da rede pública, principalmente em cidades do Interior.

Com essa última remessa agendada na semana compreendida entre 17 e 22 de agosto, o Ceará já totaliza 700 respiradores comprados na China. Todo o material foi adquirido com recursos do Governo do Ceará, e está sendo utilizado para reforçar o sistema público de saúde do Ceará (Capital e Interior), dar segurança aos profissionais que estão atuando na linha de frente do combate à pandemia e assistência total aos cearenses.