Secretaria da Saúde do Ceará lança plataforma de dados IntegraSUS Analytics

30 de julho de 2020 - 11:57

Saúde

Suzana Mont’Alverne – Ascom Sesa – Texto
Fátima Holanda – Foto

A inovação e a transparência são premissas da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Na era dos dados, a tecnologia tem sido um dos principais investimentos. A compreensão do cenário atual, o planejamento de políticas públicas mais efetivas, bem como a produção de pesquisa e conhecimento, ganham reforço com o lançamento da plataforma de dados da Sesa, o IntegraSUS Analytics.

Com a ferramenta, pesquisadores, profissionais e estudantes de ciência de dados ou de tecnologia da informação poderão ter acesso ao cenário atual da saúde no Estado. Tudo por meio dos códigos e modelos utilizados na construção do IntegraSUS. A plataforma oferece datasets (conjunto de dados) sobre diferentes áreas da saúde para aprendizado e treinamento.

“O IntegraSUS Analytics dispõe, de forma aberta, os códigos e modelos utilizados no IntegraSUS. Será possível que um profissional ou estudante faça suas próprias análises, replique para seu Estado ou para outras situações que achar interessante”, explica Ramsés Oliveira, coordenador da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da Sesa.

O estudo dos dados, de forma mais minuciosa, permite ainda novas análises, visões e estratégias. A plataforma busca também criar uma rede colaborativa. “Além de poder fazer downloads dos estudos, replicar e adequar para outros espaços, o IntegraSUS Analytics permite que o pesquisador ou estudante altere o código fonte, crie novos estudos e, caso perceba alguma variável não vista pela equipe da Sesa, reporte através do fórum de discussão, auxiliando assim na melhoria da qualidade dos dados”, comenta Ramsés. Uma equipe especializada irá atender as demandas do fórum de discussão.

O engenheiro civil e pós-graduando em ciência de dados, Flávio Cardoso Gomes, 62, criou um estudo sobre dengue, tendo como base algoritmos de estudo utilizados na plataforma. “Não conhecia o modelo apresentado, mas vi que era possível adaptar para outro tipo de patologia, já que os tipos de curvas da dengue e covid-19 são parecidos. A minha análise, que faz um prognóstico da dengue na capital, Maracanaú e Sobral, já está sendo discutida com a equipe da Cotic da Sesa”, conta.

Prognóstico

A ciência de dados agrega valor às organizações. A investigação e monitoramento das informações podem resolver problemas reais e fortalecer as ações da Sesa. “A análise dos dados dará suporte aos gestores e profissionais de saúde no planejamento de estratégias e ações. O IntegraSUS Analytics, além de descrever a realidade, faz prognósticos e pode contribuir para um melhor planejamento”, complementa Ramsés.

Ouça:

Com a ferramenta, pesquisadores, profissionais e estudantes de ciência de dados ou de tecnologia da informação poderão ter acesso ao cenário atual da saúde no Estado, como destaca o coordenador da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da Sesa, Ramsés Oliveira.

Ramsés Oliveira destaca que a plataforma oferece uma linguagem simples para acadêmicos e profissionais da área de saúde e para qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer os dados da Saúde do Ceará.

A plataforma está disponível em dois idiomas e já conta com informações de pesquisas anteriores na área da saúde que já norteiam ações de decisões da Secretaria da Saúde.