Novas 200 UTIs serão montadas na Capital e Interior; Estado soma quase 15 mil pacientes recuperados

19 de maio de 2020 - 13:18

Coronavírus (Covid-19)

Daniel Herculano – Texto
Ascom Casa Civil e Carlos Gibaja – Fotos

O governador do Ceará, Camilo Santana utilizou as rede sociais, na noite desta segunda-feira (18), para atualizar a população sobre as ações de enfrentamento ao coronavírus no Estado. Entre os assuntos, o recebimento de 200 novos respiradores e mais 103 toneladas de equipamentos, a confirmação da reunião com o presidente da República essa semana, novidades sobre a retomada da economia no Ceará e a polêmica sobre o uso da cloroquina para o tratamento da Covid-19.

200 novos respiradores, 200 novas UTIs

Chegaram a Fortaleza, na tarde desta segunda-feira (18), 200 respiradores, equipamentos de proteção individual (EPIs) e insumos, totalizando 103,7 toneladas de material adquirido pelo Governo do Ceará no exterior para o enfrentamento ao novo coronavírus. O avião cargueiro da empresa Ethiopian Airlines, fretado pelo Estado, pousou em solo cearense por volta das 15h30, após decolar da China neste final de semana com os utensílios que serão utilizados para reforçar o sistema público de saúde do Ceará e dar segurança aos profissionais que estão atuando na linha de frente do combate à pandemia.

“Com a chegada desses equipamentos vamos conseguir ampliar significativamente os leitos de UTI. São mais 200 respiradores, com os quais vamos montar 200 novas UTIs, tanto na Capital quanto no interior do Estado. Além disso temos os EPIs e os insumos também com mais de 103 toneladas de equipamento, que serão distribuídos a partir do planejamento do secretário de Saúde, Dr. Cabeto”, listou o governador, lembrando que já são mais de dois mil leitos abertos exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19 no Estado.

Camilo Santana também comentou sobre testes e um número significativo de pessoas recuperadas. “Já recuperamos quase 15 mil pessoas, nas ainda assim me perguntam por que o Ceará apresenta um alto número de infectados. A resposta é que, comprovadamente, somos hoje o Estado que mais testa no Brasil. E quanto mais se faz testes, mais se tem casos. Estamos enviando testes para o interior, e todas as cidades também receberam EPIs. A testagem é fundamental, dá transparência, inclusive todos os números estão disponibilizados no IntegraSus, e qualquer cidadão pode ter acesso aos dados e números”.

Reunião com o presidente e a retomada da economia

O governador do Ceará confirmou que na próxima quinta-feira (21) está confirmada a reunião virtual dos governadores do Brasil com o presidente da República, para discutir neste momento da pandemia ações de enfrentamento conjunta contra a Covid-19. “Esse é o momento de união, onde precisamos alinhar as ações dos estados, pois o inimigo é comum a todos. Precisamos minimizar os impactos da pandemia, e salvar vidas, esse é o nosso objetivo maior”, disse o governador.

Camilo Santana também informou sobre a questão da retomada da economia no Estado. “Esta semana está sendo finalizada no Grupo de Trabalho o plano de retomada na economia, com representantes do Governo, da Secretaria da Saúde, do setor econômico, do setor produtivo. É um plano construído a várias mãos, mas sempre pautado nas condicionantes da ciência e da saúde. Estou confiante que, a partir das ações que temos feito, como a ampliação de UTIs e ações de isolamento, por isso acredito que em breve poderemos retomar de forma gradativa a economia no nosso Estado. E será feita de forma responsável e pautada na ciência, e não na política”, explicou Camilo.

Isolamento social

“A partir de um aplicativo criado em conjunto pelas três operadoras em atividade no Brasil, TIM, Claro/Vivo e OI, o Analytics, cedido aos governos para acompanhar o nível de isolamento por cidade no Estado do Ceará. Em Fortaleza estamos próximos dos 60%, mas nossa meta é de 70%. Mesmo assim, ainda somos um dos estados com melhor nível de isolamento social do Brasil”, enumerou o governador. Camilo lembrou ainda que o decreto de isolamento rígido vale até quarta-feira (20) dessa semana para Fortaleza, com reunião agendada com o prefeito Roberto Cláudio para definir os próximos passos de enfrentamento.

Cloroquina

Camilo Santana lamentou a quantidade de fake news que estão sendo detectadas nas rede sociais, e comentou sobre o uso da cloroquina. “O medicamento está num protocolo do Estado do Ceará, e só poderá ser utilizado com a recomendação de um médico para os seus pacientes. Deixo claro que todas as decisões que o Estado tem tomado são pautadas em questões técnicas e científicas, portanto não há política nessas decisões”, finalizou o governador Camilo Santana.

Ouça:

Os utensílios serão utilizados para reforçar o sistema público de saúde do Ceará e dar segurança aos profissionais que estão atuando na linha de frente do combate à pandemia, como destacou o governador.
 

Clique para ouvir o áudio…

Camilo Santana também comentou sobre testes e um número significativo de pessoas recuperadas.

Clique para ouvir o áudio…

O governador do Ceará confirmou que na próxima quinta-feira (21) está confirmada a reunião virtual dos governadores do Brasil com o presidente da República, para discutir neste momento da pandemia ações de enfrentamento conjunta contra a Covid-19.

Clique para ouvir o áudio…

Camilo Santana também informou sobre a questão da retomada da economia no Estado.

Clique para ouvir o áudio…

Durante a conversa com os internautas, o governador avaliou os resultados do isolamento social até o momento, medido por um aplicativo criado pelas operadoras de telefone celular.

Clique para ouvir o áudio…

Camilo Santana lamentou a quantidade de fake news que estão sendo detectadas nas rede sociais, e comentou sobre o uso da cloroquina.

Clique para ouvir o áudio…