Governador se reúne com comitê científico do Nordeste

1 de abril de 2020 - 23:54

Coronavírus (Covid-19)

Daniel Herculano Texto
Ascom Casa Civil Fotos

Governador do Ceará, Camilo Santana, participou da primeira reunião do Comitê Científico do Nordeste de enfrentamento ao coronavírus via videoconferência com os demais governadores, cientistas, pesquisadores e físicos brasileiros

O comitê científico do Nordeste para o enfrentamento da COVID-19 se reuniu nesta manhã com os governadores da região. A reunião tinha por objetivo aproximar os líderes políticos dos cientistas que os assessoram, tirar dúvidas e definir um protocolo de atuação.

Sob a liderança de Miguel Nicolelis e Sérgio Rezende e participação de cientistas indicados por todos os Estados, destacou-se a importância dos governos atuarem de maneira unificada não apenas na política e na busca de soluções econômicas, mas também na atuação de suas fundações de amparo à pesquisa e universidades.

“A primeira reunião virtual dos governadores com o comitê científico do Consórcio Nordeste foi realizada com sucesso. O grupo é formado por renomados cientistas, pesquisadores e físicos brasileiros que irão ajudar os estados da região a embasarem cientificamente as ações executadas para combater a pandemia do coronavírus. E seguindo o que estamos fazendo e acreditamos, só vamos tomar decisões e ações com base em números concretos e em pesquisas científicas”, garantiu Camilo Santana.

Maurício Barreto, do Cidacs, comentou que, embora haja grande necessidade e também grande produção de conhecimento, “há quantidade enorme de informações falsas, o que aumenta a importância deste comitê na filtragem delas para qualificar as decisões que os governadores vão tomar”.

A sala de situação do Comitê Científico é coordenada diretamente por Adélia Pinheiro, secretária de Ciência e Tecnologia da BA e tem a responsabilidade de garantir a sua operação e eficiência. A sala de situação será responsável por receber e processar informações e, a partir da interação com todos os participantes do comitê, utilizar modelos matemáticos para planejamento e ações mais efetivas.

O Consórcio Nordeste deve disponibilizar ainda nesta semana um aplicativo que estará articulado a um Registro Eletrônico de Saúde passível de ser conectado a qualquer tempo e qualquer outro sistema e solução de informação. Essa ferramenta permitirá hierarquização dos usuários por prioridade de risco. Será feito atendimento remoto e registro das informações, o monitoramento e acompanhamento dos cidadãos e permitirá que se aprenda com o comportamento da pandemia e das pessoas no território para desenvolver ações ainda mais efetivas de combate à pandemia do coronavírus. A ferramenta será disponibilizada assim que Google Store e Apple Store liberarem o acesso. ELA poderá ser encontrada com o nome Monitora Civid-19.

Outra decisão importante tomada na reunião foi a de estimular a produção de máscaras caseiras e sua utilização cotidiana. Para isso, haverá orientação sobre modelos para a produção delas e cuidados com manuseio e a higiene das máscaras, sendo necessário que as do tipo caseiro sejam lavadas frequentemente.

Os membros do comitê científico também recomendaram que os estados ampliem a testagem dos profissionais de saúde e adotem um protocolo unificado de proteção a eles, mesmo considerando a dificuldade de compra de insumos, materiais e equipamentos. Para isso, o próprio comitê fará sugestões nos próximos dias.