Issec define Planejamento Estratégico 2020-2023

29 de janeiro de 2020 - 14:17

“Promover serviços de assistência à saúde contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos usuários”. É essa a missão que integra a identidade organizacional do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec), definida por gestores e colaboradores na Oficina de Planejamento Estratégico 2020-2023 da autarquia.

Realizado no auditório do Issec durante quatro dias, o encontro resultou no documento que é considerado importante instrumento de gestão por estabelecer objetivos e projetos estratégicos que permitirão o cumprimento da missão e o alcance da visão proposta para a instituição.

A oficina foi aberta pela gerente de Planejamento e Orçamento do Issec, Luzitelma Caracas, seguindo-se a palavra do superintendente Olavo Peixoto, que contextualizou a atuação do Issec e as circunstâncias que motivaram o desenvolvimento do Planejamento Estratégico. Olavo fez ainda um resumo dos desafios a serem superados nos próximos anos.

A elaboração do Planejamento Estratégico do Issec, órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), teve a participação da Coordenadoria de Modernização da Seplag. A coordenadora Vanessa Machado apresentou a equipe facilitadora da oficina, integrada pelo orientador da Célula de Gestão por Processos, Ricardo Ribeiro e pelas técnicas Aline Mendonça, Camila Martins e Fabíula Ferreira.

Na ocasião, Vanessa destacou a importância do Planejamento Estratégico para a instituição e frisou que o Issec não apenas elabora, mas também põe em prática o que foi planejado, evidenciando, assim, o comprometimento de gestores em alcançar resultados estratégicos. Ainda na abertura, Ricardo Ribeiro apresentou a metodologia participativa e o cronograma das etapas do projeto de definição do Planejamento Estratégico do Issec.

Após os quatro dias do encontro, o documento final do planejamento definiu seis objetivos estratégicos, os quais serão alcançados por meio da execução de 48 projetos. São objetivos estratégicos do Issec: aperfeiçoar o relacionamento com o usuário e a assistência a saúde, otimizar o processo de gestão do credenciado, ampliar a rede credenciada, fortalecer e valorizar o corpo funcional e promover a modernização organizacional e o avanço tecnológico.

Para o superintendente Olavo Peixoto, o evento foi de fundamental importância, uma vez que o Planejamento Estratégico é de extrema complexidade para fazer o Issec funcionar bem. “Já trabalhamos com Planejamento Estratégico desde 2008. O que fazemos continuamente é a adequação conforme a evolução da gestão. Agora concluímos a elaboração do planejamento apresentando uma proposta absolutamente razoável e exequível para até 2023”.

Olavo Peixoto destacou o envolvimento da Coordenadoria de Modernização da Gestão (Comge) na construção do Planejamento Estratégico 2020-2023, “o que foi importante para que o grupo do Issec participante da oficina se sentisse mais motivado a desempenhar suas funções a nível de controle e fazer com que o Issec possa funcionar conforme planejado nesse evento”.