Hemoce lança campanha e mobiliza população para Semana Santa

22 de março de 2017 - 15:36

    “Cada um de nós pode ser um anjo na vida de alguém e quando você doa sangue, você se torna um anjo da esperança que ajuda a salvar vidas”, foi essa a mensagem deixada pelo Grupo Nova Criação no lançamento da campanha de Semana Santa que aconteceu nesta terça-feira, 21, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará.  A campanha que segue até o dia 26 de abril traz como tema: “Doe Sangue, pois é dando que se recebe”.

    Logo pela manhã, na recepção do Hemoce, os doadores de sangue foram recebidos com música e descontração pelo sanfoneiro Waldonys e o grupo Nova Criação que apresentaram encenações artísticas da Paixão de Cristo. O sanfoneiro Waldonys, padrinho voluntário do Hemoce há mais de cinco anos, destacou que é um privilégio fazer parte da ação. “Puder levar através da minha música uma mensagem de bem, incentivar as pessoas a realizar esse gesto tão valioso, eu me sinto honrado e muito feliz em ajudar”, disse o cantor.

    A vendedora Andrea Dantas foi uma das voluntárias que aproveitou a mobilização para doar sangue. “O fato de eu estar saudável, alimentanda, com todas as condições que me permite realizar a doação é o mínimo que posso fazer para ajudar, porque com certeza alguém vai precisar”, ressaltou.

    A expectativa do Hemoce é receber 9.000 bolsas de sangue em todo o estado durante a campanha. “Nos feriados prolongados o Hemoce precisa estar preparado para qualquer eventualidade, por isso a gente relembra com antecedência que os voluntários façam as doações antes de chegar a Semana Santa”, afirma Nagéla Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

    O sangue doado no Hemoce é distribuído para pacientes em  427 unidades de saúde em todo o Estado. O processo da doação é composto por seis etapas e dura em média de 40 a 50 minutos, tempo suficiente para salvar até 4 vidas já que depois de doado o sangue é dividido em diferentes componentes.

    Para ser um doador de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site do hemoce www.hemoce.ce.gov.br. Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas em especial os tipos O Positivo e Negativo e o A Positivo, pois são os mais comuns na população cearense.

    Em Fortaleza, o Hemoce funciona na Av. José Bastos 3390, no bairro Rodolfo Teófilo, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min, aos sábados, das 8 às 16 horas, e aos domingos, das 8 às 13 horas. Além da sede do hemocentro, existe o posto de coleta de sangue no Instituto Dr. José Frota, localizado na Rua Barão do Rio Branco, 1816, Centro.

22.03.2017

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
asscom@hemoce.ce.gov.br
(85) 3101-2308