Albert Sabin é referência em tratamento de câncer infantojuvenil

4 de janeiro de 2017 - 17:47

Duzentos pacientes deram início ao tratamento de câncer no Hospital Infantil Albert Sabin, do Governo do Ceará, no ano passado. Em 2015 foram 183 crianças e adolescentes. “Atualmente, não temos filas para o tratamento de câncer infantil e temos uma emergência 24 horas”, ressalta a diretora geral do hospital, Marfisa Portela. Anexo ao Albert Sabin, o Centro Pediátrico do Câncer atende aproximadamente 400 crianças e adolescentes para tratamento quimioterápico.

Há 20 dias, a dona de casa Diana Cledia da Silva recebeu o que chamou de o “melhor presente da vida dela”. “Meu filho está curado, graças a Deus. Depois de seis anos de luta”, comemora. João Vitor, 16, foi uma das crianças no Albert Sabin que vivenciou os desafios da luta contra o câncer. Aos 10 anos, ele foi diagnosticado com leucemia mieloide aguda, um câncer que inicia na medula óssea e invade o sangue periférico, que flui e circula no corpo, interferindo na produção normal de outras células sanguíneas.

Por causa das manchas roxas espalhadas pelo corpo e as pequenas hemorragias nos lábios e gengivas que começaram a surgir no menino, Diana procurou de imediato o atendimento médico. “Levei ao posto de saúde, fiz um plano particular e começaram a investigar. Até que nos enviaram para o Centro Pediátrico do Câncer, onde ele foi diagnosticado e começou o tratamento”, conta.

Diana Cleide teve que largar o emprego para cuidar do filho. Mãe solteira, precisou contar com o apoio e orientação das pessoas que ela chama de anjos. “Tivemos muitos. E não falo de ajuda financeira, não. Muitas vezes, só uma palavra. Meu filho ficou sem andar, sem falar, e meus anjos vinham e me abraçavam, abraçavam meu filho e pediam a Deus por nós. Sou muito grata a todos eles porque foi muito difícil. Muito sofrido”, fala.

Há quatro meses João Vítor encontrou um doador de medula. Foi a São Paulo para o procedimento e retornou para casa. Seguiu todos os cuidados necessários. “No início do mês fizemos outra viagem, voltamos faz só 20 dias e eles disseram que deu tudo certo. Meu filho está curado”, diz emocionada. “Estamos tão felizes! Eu passei o réveillon na minha casa, ele passou com os amigos, os que ele fez no hospital. É perfeito”, se emociona.

Centro Pediátrico do Câncer

O Hospital Infantil Albert Sabin conta com um centro especializado em tratamento e serviço de diagnóstico precoce do câncer, referência nas regiões Norte e Nordeste do Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Centro Pediátrico do Câncer (CPC) é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a Associação Peter Pan (APP).

Formado por uma equipe de profissionais especialistas e qualificados para atendimento a crianças e adolescentes com câncer, o CPC conta com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para pacientes onco-hematológicos pediátricos; ambulatório de diagnóstico precoce e laboratório. O ambulatório oncológico do hospital funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

04.01.2017

Assessora de Comunicação do Hias
Diana Vasconcelos
(85) 3256-1574
imprensa@hias.ce.gov.br
t: albertsabince
f: albertsabince