Núcleo de Saúde já funciona no Vapt Vupt Antônio Bezerra

14 de novembro de 2016 - 15:29

Com sala de vacinação e serviço de orientação nutricional, já está em funcionamento o Núcleo de Saúde do Vapt Vupt Antônio Bezerra, iniciativa da parceria entre as secretarias estaduais da Saúde e da Justiça e Cidadania para ampliar o acesso da população cearense à saúde preventiva. A exemplo do Núcleo de Saúde do Vapt Vupt Messejana, em funcionamento desde o fim de setembro, o novo serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Na sala de vacinação estão disponíveis todas as vacinas do calendário de rotina de imunização, para crianças, adolescentes, adultos e idosos. No atendimento com a nutricionista, se for percebida alguma anormalidade no quadro clínico do usuário do serviço, a pessoa será encaminhada para um posto de saúde de referência.

A inauguração do Núcleo de Saúde aconteceu na manhã de sexta-feira, 11 de novembro. A ideia, ressaltou o secretário-adjunto da Secretaria da Saúde do Estado, Marcos Gadelha, “é ampliar as ações de promoção de saúde” mais próximo à população. O secretário de Justiça e Cidadania, Hélio Leitão, disse que a experiência do Núcleo de Saúde de Messejana “tem sido um sucesso”, com 603 atendimentos já realizados, 164 de nutrição e 439 de vacinação.

Com 24 órgãos para atendimento ao cidadão e com mais de 350 serviços disponíveis, o Vapt Vupt Antonio Bezerra é o maior do Ceará, com dois pavimentos com guichês numa área de 7 mil m². A central do bairro Antonio Bezerra é o quarto Vapt Vupt no Estado, que também conta com unidades no bairro de Messejana e nas cidades de Juazeiro do Norte e Sobral.

As centrais do Vapt Vupt são uma parceria público-privada e, no Governo do Ceará, é coordenada pela Secretaria da Justiça e Cidadania. O diferencial do programa está na prestação de serviço, avaliada por meio de uma auditoria externa que leva em conta tempo de espera, qualidade do atendimento, infraestrutura e qualificação do pessoal de atendimento.

O Vapt Vupt é uma central de serviços que oferece atendimentos como Cagece e Detran; consulta ao SPC (CDL); Cadastro Único, além de permitir a inclusão no programa federal Bolsa-Família; emissão de carteira de estudante; solicitação de seguro-desemprego, entre outros.

14.11.2016


Fotos: Assessoria de Comunicação da Sesa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel  (85) 3101.5221 / 3101.5220
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara