#MêsdasCrianças: Hospital Albert Sabin promove festa para as crianças internadas

5 de outubro de 2016 - 21:10

O Programa Mais Infância Ceará, através das secretarias e órgãos estaduais, realiza diversas atividades ao longo deste mês

 MVS4571 webBrincar e se divertir são atividades possíveis mesmo para quem está internado numa unidade hospitalar. Quem comprova isso é o Ramon Martins de Oliveira, de 6 anos, paciente do Hospital Infantil Albert Sabin, da rede pública do Governo do Ceará. A perna esquerda engessada que o faz permanecer temporariamente numa maca não impediu Ramon de fazer parte da festa antecipada do Dia da Criança, nesta quarta-feira (5).

A ansiedade pela data comemorativa foi tanta entre os pacientes, que alguns nem conseguiram dormir. “Ele não dormiu de ansioso, só falava nisso. Eu prometi a ele que ia trazer, de qualquer jeito”, disse Márcia de Oliveira, tia do paciente. O presente e o picolé foram os pontos altos da festa para Ramon, mas logo se tornaram artigos de negociação. “Vou perguntar meu amigo se ele quer trocar meu boné pelo carrinho dele, depois vou ver se consigo outras coisas”, explicou o garoto sem tirar os olhos da pilha de presentes. MVS4583 web

O Dia da Criança no Albert Sabin foi realizado pela Cidade da Criança, um dos projetos de humanização do hospital, em parceria com o grupo de voluntários Amigos da Alegria. Os voluntários arrecadaram 280 presentes para doação. “Nós procuramos levar alegria nessas datas comemorativas para essas crianças que vivem no ambiente hospitalar. Um dia diferente, um dia de alegria, comemorar o dia deles. Cada um ajuda com um pouco”, explicou Júlia Mapurunga, responsável pelo Amigos da Alegria.

A ajuda, segundo a diretora técnica do hospital, Fábia Linhares, pode ser primordial para a saúde das crianças. “A gente quer ver a criança sempre assim, alegre, receptiva. O objetivo maior de todos nós nesse hospital é que vocês, pais e mães, tenham filhos saudáveis, e alegria ajuda muito”, disse a diretora.

Passando por sua segunda internação no Albert Sabin, Ramon está se tratando de uma infecção causada por uma bactéria adquirida após uma pancada na perna há pouco mais de um mês. A expectativa é de que ele tenha alta na sexta-feira, 7, e possa voltar a brincar em casa com toda a família por perto. Com mais de um motivo para comemorar, Ramon e Márcia aproveitaram cada minuto. “E bonito, é uma alegria. Eles têm o direito de viver o momento deles, mesmo estando num hospital”, afirmou a tia do menino.

 MVS4580 webVoluntariado

Ao todo, o Hospital Albert Sabin tem 310 crianças internadas. Aquelas que puderam deixar o leito de internação, receberam brinquedos e se divertiram com palhaços e música durante a manhã. “Nosso único objetivo é o sorriso”, afirmava o palhaço. Até mesmo o tímido Isaac dos Anjos, de 5 anos, caiu na brincadeira. “É maravilhoso pra ele ter um momento para brincar e festejar, porque ficar naquela ociosidade, na tristeza de estar num hospital, é ruim. A mudança é maravilhosa, principalmente para ele que é quietinho”, disse a mãe do menino, Marliane dos Anjos.

A festa acaba sendo um momento de distração também para os acompanhantes, como Marliane. A família de Isaac, que já foi internado outras vezes na cidade onde mora, aguarda um diagnóstico. A criança, que apresenta febres frequentes e teve convulsão, está internada no Albert Sabin desde o dia 3 de outubro. Marliane e o filho vieram de Quixeramobim, a 203 km de Fortaleza. “Agora que estamos aqui, tenho esperança de descobrir o que é, pra mim é preocupante. Eu tenho medo que seja algo mais grave, a gente nunca sabe o que pode acontecer. Um momento de distração assim é muito bom”, disse.

 MVS4539 web
O Programa Mais Infância Ceará

O programa é dividido em três pilares: “Tempo de Crescer”, “Tempo de Brincar” e “Tempo de Aprender”. O Tempo de Crescer compreende que o desenvolvimento infantil requer uma abordagem integral e visa à construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

O “Tempo de Brincar” foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e a brincadeira. Já o “Tempo de Aprender” entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches.


Confira a programação de outubro

05.10.2016


Assessoria de Comunicação do Hospital Infantil Albert Sabin

Diana Vasconcelos – (85) 3256-1574
imprensa@hias.ce.gov.br
t: albertsabince
f: albertsabince

Fotos: Marcos Studart / Governo do Ceará