Secretário do Planejamento e Gestão recebe representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud)

18 de agosto de 2016 - 18:57

O encontro tratou de acordos de cooperação técnica que o Pnud fará com o Estado do Ceará


O secretário do Planejamento e Gestão, Hugo Figueirêdo, recebeu na manhã desta terça-feira (16) os representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Maristela Baioni e Haroldo Machado, para tratar de parcerias e acordos de cooperação técnica com o Estado do Ceará. Também participaram da reunião o secretário da Saúde (Sesa), Henrique Javi; o diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Flávio Ataliba, e o coordenador da Cplog (Seplag), Avílton Júnior.

Os representantes do Pnud apresentaram uma série de competências e habilidades que o Programa pode oferecer aos estados. Nesse primeiro momento serão priorizadas no Ceará a saúde e a territorialização dos ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

alt
Na saúde o Pnud deve auxiliar a Sesa a desenhar um projeto que facilite a aquisição de equipamentos no exterior. “Nosso objetivo é ajudar no fortalecimento dos parceiros, colaborar onde eles têm as maiores dificuldades.”, esclareceu Maristela Baioni.

O Pnud também vai cooperar na construção de indicadores junto ao Ipece que possam auxiliar nos ODS. Os 17 ODS foram aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015. Foram construídos sobre as bases estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), de maneira a completar o trabalho e responder a novos desafios. Por isso requer parcerias com governos, sociedade civil, setor privado, academia, mídia, e Nações Unidas.

alt
O PNUD também visitou a Secretaria da Educação (Seduc) para discutir possibilidades de colaboração entre as instituições, sobretudo no que diz respeito à potencialização de parcerias com o setor privado. Na reunião, uma das ideias debatidas foi como o setor privado pode contribuir com a ampliação do projeto de educação em tempo integral, desenvolvido pelo Governo do Ceará. A Secretaria e o Pnud darão continuidade aos diálogos em reunião a ser agendada em Brasília.

O Pnud:

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) é a rede de desenvolvimento global da Organização das Nações Unidas. O Pnud faz parcerias com pessoas em todas as instâncias da sociedade para ajudar na construção de nações que possam resistir a crises, sustentando e conduzindo um crescimento capaz de melhorar a qualidade de vida para todos.

Presente em mais de 170 países e territórios, o Pnud oferece uma perspectiva global aliada à visão local do desenvolvimento humano para contribuir com o empoderamento de vidas e com a construção de nações mais fortes e resilientes.

No Brasil, o Pnud colabora com os seus parceiros no planejamento, implementação, monitoramento e avaliação dos projetos de cooperação técnica contidos no seu portfolio, oferecendo também serviços de suporte ao desenvolvimento das atividades planejadas.

18.08.2016

Assessoria de Comunicação da Seplag
Luiz Pedro Neto e Joanna Cruz – (85) 3101.4495

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898