Consultas de ostomizados aumentam 51% em cinco meses

7 de julho de 2016 - 20:39

O número de atendimentos do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada aumentou 51,7% desde fevereiro, quando foi iniciado, e fechou o primeiro semestre do ano com o total de 5.210 atendimentos realizados no Centro de Saúde Meireles, 60.227 bolsas coletoras entregues aos pacientes cadastrados da capital e do interior do Estado, e 11 pacientes com alta após cirurgia para fechamento da colostomia. Atualmente são 2.033 pacientes cadastrados, 25% a mais que os 1.624 que iniciaram o programa. Somente no mês de junho foram realizados 1.159 atendimentos e entregues 13.240 bolsas coletoras, 11.115 delas, 83,95% do total, fornecidas pela Secretaria da Saúde do Estado.

Os números serão apresentados nesta sexta-feira (8), na apresentação do Programa de Atenção à Saúde da pessoa Ostomizada no Estado do Ceará aos 23 hospitais públicos e privados que realizam ostomias intestinais e urinárias em Fortaleza. O encontro reunirá os profissionais de enfermagem do serviço de estomaterapia e do serviço social dos hospitais e vai orientar sobre cuidados necessários no pré e pós-operatório, orientações nutricionais antes da alta, apoio psicológico ao paciente, fornecimento de bolsas coletoras e encaminhamento ao programa. A reunião será realizada na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles, das 8 às 12 horas.

O Programa de Atenção à Pessoa Ostomizada foi implantado pela Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com a Secretaria de Saúde de Fortaleza, para garantir atendimento integral a todos os ostomizados intestinais e urinários de capital e interior. O atendimento e a entrega das bolsas coletoras foi iniciada em 1º de fevereiro deste ano, no Centro de Saúde Meireles, localizado na Avenida Antônio Justa, 3113.

Pacientes ostomizados intestinais e urinários recebem atendimento integral de segunda a quinta-feira, das 7 às 16 horas, e na sexta-feira, das 7 às 12 horas. Para agendar a primeira consulta no Programa de Atenção à Pessoa Ostomizada, basta ligar para o Centro de Saúde Meireles, telefone (85) 3486-6274. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. As consultas para prescrição de bolsas coletoras acontecem de quatro em quatro meses para pacientes de Fortaleza e, de seis em seis meses, para pacientes do interior.

O atendimento integral assegura o fornecimento das bolsas coletoras, a consulta e o acompanhamento por uma equipe multiprofissional e especializada, que inclui médico proctologista, enfermeira, nutricionista, assistente social e psicólogo. O novo serviço também inclui cirurgias. Após avaliação médica, pacientes com condições de reversão do estoma são encaminhados, através da Central de Regulação, a cirurgias para fechamento da colostomia em um hospital da rede de saúde pública do Governo do Estado.

Com a implantação do Programa de Atenção à Pessoa Ostomizada, a Secretaria da Saúde do Estado segue as diretrizes nacionais estabelecidas pelo Ministério da Saúde na oferta e organização dos serviços especializados prestados aos ostomizados. As diretrizes estão em conformidade com a Política Nacional de Saúde das pessoas com Deficiência e o decreto número 5296/04, a partir do qual os ostomizados são considerados pessoas com deficiência física.

Os serviços de atenção às pessoas ostomizadas são unidades de saúde especializadas para assistência às pessoas com estoma. Esses serviços devem desenvolver ações de reabilitação que incluem as orientações para o autocuidado, a prevenção, o tratamento de complicações no estoma, a capacitação de profissionais e o fornecimento de equipamentos coletores e de proteção e segurança. Ostomizada é a pessoa que passou por uma cirurgia para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo para a saída de fezes ou urina, e também para ajudar na respiração ou na alimentação. O nome da cirurgia que cria essa abertura ou orifício no abdômen ou na traqueia é estoma.

07.07.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara