CCPIS aprova R$ 12,3 milhões para projetos de cinco secretarias

30 de junho de 2016 - 20:12

 

Colegiado avaliou como boa a execução financeira dos projetos do Fecop

O Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social – CCPIS, realizou a 5ª Reunião Ordinária, na tarde da última sexta-feira, dia 24/06, na Secretaria do Planejamento e Gestão, para deliberar sobre assuntos inerentes à gestão do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – Fecop.

O encontro teve como pauta a aprovação de atas relativas às reuniões anteriores, leitura das deliberações extraordinárias, realizadas entre 26 de maio a 23 de junho último, apreciação de projetos apresentados pelas Secretarias e informes da Gerência Executiva do Fecop – GEF.

Ao abrir a reunião, o secretário da Seplag, Hugo Figueirêdo, reiterou a importância de que seja dada atenção especial a execução dos projetos para identificar possíveis mudanças, transferindo recursos de um para outro, possibilitando a efetividade das ações.
O foco principal do encontro foi a execução financeira detalhada de cada projeto por Secretaria Setorial, oportunidade na qual o colegiado discutiu a fase atual de execução do conjunto de projetos, cujo acompanhamento periódico vem demonstrando a consecução dos resultados almejados.

O Conselho aprovou um volume de recursos da ordem de R$ 12.351.747,31, contemplando projetos apresentados pelas secretarias dos Recursos Hídricos (SRH), do Desenvolvimento Agrário (SDA), do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e Especial de Políticas sobre Drogas (SPD).

Os recursos são destinados a realização diversas ações importantes, dentre elas a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água do Distrito de Nova Floresta, no município de Jaguaribe, e na Comunidade Bom Jardim, no município de Solonópole; a instalação de dessalinizadores nas localidades de Bairro de Fátima II e Cidade Nova – Escola Indígena, no município de Crateús; a efetivação do Programa Garantia Safra no Ceará, em 2016; locação, perfuração e instalação de poços; e atenção integral às famílias.

Na avaliação do órgão colegiado, a execução dos projetos tem se mantido boa, com  perspectivas de melhoria no segundo semestre deste ano, de modo a confirmar um significativo desempenho, a fim de que os resultados gerados beneficiem o público alvo do Fecop.

A Gerência Executiva do Fecop – GEF informou sobre as diversas atividades que  estão sendo realizadas, todas voltadas para o melhoramento gerencial do Fundo, citando, por exemplo, o Ciclo de Apresentação sobre o Fecop, a 2ª Reunião de Trabalho com Articuladores, a capacitação das equipes setoriais, e a reunião com cada setorial. Destacou ainda a criação do sistema corporativo Fecop, atualização do site oficial do Fecop, prestação de contas da gestão do Fecop, Relatório de Desempenho da Gestão – RDG, cumprimento da meta do indicador PforR, e o monitoramento e  avaliação de projetos.

A próxima reunião do Conselho está prevista para o próximo dia 25, na Seplag.

30.06.2016

Assessoria de Comunicação da Seplag
Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495

Giselle Dutra    
Gestora de Célula / Secretarias
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898