Governador participa de viagem inaugural com Bilhete Único Metropolitano

2 de junho de 2016 - 11:39

Qui, 02 de Junho de 2016 08:39

rIMG-20160602-WA0008

Benefício começou a valer nesta quarta-feira (1º). Trajeto será integrado com o cartão entre os sistemas urbano e metropolitano

Com o início da validade do Bilhete Único Metropolitano, o governador Camilo Santana vai acompanhar o funcionamento do serviço nesta nesta quinta-feira (2), em viagem de ônibus. O trajeto começa às 8h30 a partir de Caucaia, Região Metropolitana, com a integração entre os sistemas metropolitano e urbano na estação José Lourenço, no corredor expresso da avenida Bezerra de Menezes.

Na ocasião, o governador vai ouvir a população sobre o funcionamento do Bilhete Único e testar o serviço. Cerca de 20 mil usuários já fizeram o cadastro, que permanece com postos para receber inscrições e entregar os cartões.

O cartão pode ser usado nas linhas metropolitanas de 14 municípios: Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Maracanaú, Maranguape, Guaiúba, Pacatuba, Aquiraz, Eusébio, Horizonte, Itaitinga, Pacajus, Chorozinho, Cascavel e Pindoretama, além de Fortaleza. O sistema é gerido pela Secretaria das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Toda a população desses 14 municípios e de Fortaleza têm acesso ao benefício. Basta se cadastrar. O cartão terá validade mediante o pagamento de R$ 7,20 referente ao crédito da primeira carga.

Compromisso garantido pelo Governo do Estado, o Bilhete Único Metropolitano possibilita ao passageiro fazer a integração entre os dois sistemas (metropolitano e urbano da Capital) no período de três horas. Para cada viagem integrada, a economia para o usuário é de R$ 2, para passagem inteira, e de R$ 1 para meia passagem.

Para se cadastrar é necessário levar os seguintes documentos:

1. Original e cópia de documento de identidade com foto;

2. Original e cópia de CPF;

3. Original e cópia de comprovante de residência em município atendido pelo Serviço Regular Rodoviário Metropolitano, em nome do próprio usuário (caso o comprovante esteja no nome de parente de 1º grau, a comprovação do parentesco será feita com o documento de identidade; e caso seja no nome de um terceiro, tem de ser apresentada declaração de residência emitida pelo terceiro, afirmando o local de domicílio do usuário).

Como funciona:

O custo final por viagem é definido a partir da atual tarifa das linhas de ônibus de cada município. Ao se integrar ao transporte metropolitano, o passageiro só precisa pagar a diferença entre o valor cheio da sua tarifa metropolitana, menos o que já foi pago. Por exemplo, para viajar de Caucaia a Fortaleza, o valor da passagem é de R$ 2,85. Ao usar o Bilhete Único Metropolitano, terá um desconto de R$2 no momento em que se integrar ao transporte urbano da capital (custo de R$ 0,75). O mesmo critério vale para o passageiro que estiver fazendo o trajeto de volta com o Bilhete Único.

Onde se cadastrar:

O usuário tem sete pontos de cadastramento, espalhados entre Fortaleza, Caucaia e Maracanaú:

* Caucaia – Praça Fausto Dário Sales na Rua Coronel Correia, em frente ao número 1815;

* Maracanaú – no estacionamento do North Shopping;

* Fortaleza – nos terminais de Antônio Bezerra e Parangaba; na Praça José de Alencar; na sede do Sindiônibus e no Vapt-Vupt de Messejana.

Além disso, há uma unidade móvel para cadastramento nas outras cidades metropolitanas. A unidade já passou por Maranguape entre os dias 28 de abril e 27 de maio. Agora, segue a partir desta quarta-feira, 1º de junho, em Pacatuba, ficando até o dia 17 de junho.

Calendário da unidade móvel de cadastramento do Bilhete Único Metropolitano:

– São Gonçalo do Amarante: 20 de junho a 1º de julho

– Guaiúba: 4 de julho a 15 de julho