Sete municípios cearenses são selecionados pelo MEC para receber cursos de Medicina

11 de maio de 2016 - 20:46

Itapipoca, Crato, Iguatu, Quixadá, Quixeramobim, Crateús e Russas foram consideradas aptas a receber cursos de Medicina. Governador citou a importância da interiorização do ensino superior no Ceará

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta quarta-feira (11) que sete municípios cearenses foram selecionados pelo MEC para receber novos cursos de Medicina: Itapipoca, Crato, Iguatu, Quixadá, Quixeramobim, Crateús e Russas. Antes da solenidade realizada à tarde, em Brasília, Mercadante telefonou para o governador Camilo Santana para dar a notícia.

“Estou muito feliz. Essa foi uma grande conquista para o Ceará. São sete municípios que, agora, estão aptos a receber faculdades de Medicina. Será muito importante para a interiorização do ensino superior em nosso Estado”, citou Camilo Santana. “O Governo do Estado dará todo o apoio necessário para garantir a instalação das universidades, beneficiando, assim, estudantes e os municípios envolvidos na seleção”. O próximo passo, segundo o Ministério, será a seleção das instituições de educação superior privadas para ministrar os cursos.

O governador citou a importação da articulação realizada nos últimos meses, em Brasília, para que as cidades cearenses fossem incluídas no anúncio do Ministério da Educação. “Quero agradecer ao Governo Federal, em especial ao ministro Aloizio Mercadante, pela indicação. E faço um agradecimento especial aos parlamentares cearenses que tanto se esforçaram para incluir nosso municípios na lista do MEC”, afirmou Camilo Santana.

Durante a solenidade, Aloizio Mercadante destacou a atuação cearense no processo de escolha dos municípios. “Parabéns ao Ceará que tanto se empenhou por esse momento. O Estado avança muito dentro dessa nossa política de descentralizar o País”, citou o ministro da Educação. O deputado federal José Guimarães, líder do Governo na Câmara, acompanhou a solenidade na capital federal.

11.05.2016

Thiago Cafardo