Em Brasília, governador discute ampliação e modernização do aeroporto de Juazeiro

10 de maio de 2016 - 21:17

Projeto para reforma, ampliação e modernização do aeroporto de Juazeiro do Norte deve ficar pronto em julho  

O governador Camilo Santana reuniu-se nesta terça-feira (10), em Brasília, com o secretário-executivo da Aviação Civil (SAC), Guilherme Ramalho, para tratar sobre o processo de reforma, modernização e ampliação do Aeroporto Orlando Bezerra, em Juazeiro do Norte, no Cariri. “Tendo em vista a danificação que ocorreu ao longo do tempo, cobrei urgência para a recuperação da pista, da taxiway (pista de taxiamento) e do pátio, além da construção de um novo terminal de passageiros”, disse Camilo.

O projeto, que já estava previsto anteriormente pelo Governo Federal, está em desenvolvimento e deve ficar pronto em julho deste ano. “A partir da conclusão do projeto, com orçamento, faremos toda uma articulação com a bancada federal para que a gente possa garantir os recursos para este novo aeroporto. Vi a planta e é urgente essa intervenção no equipamento”, afirmou o governador, que participou da reunião acompanhado do deputado federal Arnon Bezerra.  


Passageiros

O equipamento recebe, atualmente, nove voos diários e cerca de 450 mil passageiros por ano. “O aeroporto de Juazeiro, entre os regionais, é um dos que mais crescem no País. É muito importante dentro da nossa estratégia de desenvolvimento da região”, citou Camilo Santana, destacando o crescimento do turismo religioso, de negócios e ecológico na Região do Cariri.

A preocupação, segundo o governador, é de que o desgaste do equipamento prejudique as operações comerciais aéreas em Juazeiro do Norte. “A SAC me garantiu que darão prioridade na recuperação do aeroporto para não prejudicar o funcionamento da aviação civil da região. Reitero nosso compromisso de lutar por esse novo aeroporto de Juazeiro do Norte”, concluiu Camilo, que enviou um ofício à Secretaria da Aviação Civil solicitando a urgência no processo.

doc00440020160510135253 web
Turismo no Cariri

A Região do Cariri é conhecida nacionalmente por receber milhares de visitantes que cultuam a imagem de Padre Cícero. Juazeiro do Norte é o terceiro maior centro de peregrinação do Brasil e movimenta toda a região.

O Cariri também sedia uma das maiores exposições nordestinas de animas e produtos derivados, a Expocrato. Além disso, o turismo cultural e o ecoturismo são fortes na região, com o Memorial do Poeta Patativa do Assaré e o GeoPark Araripe, com suas piscinas naturais e reservas fossilíferas.

10.05.2016

Thiago Cafardo
Porta-Voz do Governador