Reunião discute ações do Plano de Convivência com a Seca

20 de maio de 2015 - 22:06

Secretários e técnicos do Governo do Estado estiveram reunidos para discutir a execução das ações previstas no Plano de Convivência com a Seca, lançado em final de fevereiro último pelo governador Camilo Santana. O encontro foi realizado na manhã desta terça-feira (19), na Secretaria do Planejamento e Gestão.

Atendendo recomendação do governador Camilo Santana, na primeira reunião do Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP) na atual gestão, realizada sexta e sábado últimos (15 e 16/5), o secretário Hugo Figueirêdo destacou que o encontro tem o objetivo de debater o acompanhamento da execução das ações do Plano de Convivência com a Seca. “Estamos aqui para identificar as ações com problemas, definir as medidas necessárias para corrigi-las e, se houver necessidades, fazer as mudanças”, salientou o Secretário da Seplag, acrescentando que o encontro pode definir ainda a incorporação de ações complementares.

A reunião teve também a presença dos secretários Francisco Teixeira, dos Recursos Hídricos, e Josbertini Clementino, do Trabalho e Desenvolvimento Social, além do presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, superintendente da Sohidra, Yuri Castro de Oliveira, diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba, secretário adjunto da SEPLAG, Carlos Eduardo Sobreira, comandante adjunto do Corpo de Bombeiros, coronel Heraldo Maia, e representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).

Todas as ações do Plano de Convivência com a Seca – emergenciais e estruturantes – estão cadastradas no MAPP e fizeram parte de um relatório entregue aos participantes da reunião, com detalhamentos de: orgão, descrição MAPP, status, estágio, programado, empenhado, pago e percentual de execução. Os participantes discutiram diversos temas como situação de emergência nos municípios, previsão de perda de safra agrícola, segurança alimentar, saneamento ambiental, abastecimento d’água, esgotamento sanitário, construção de barragens, ocupação e renda para as famílias atingidas pela seca e Cinturão das Águas.

A Seplag consolidará os resultados da reunião e encaminhará aos participantes para os encaminhamentos necessários. A próxima reunião deve ocorrer até a primeira quinzena de junho, possivelmente com o governador Camilo Santana, para novo acompanhamento da execução das ações.   

 
Assessoria de Imprensa da Secretaria do Planejamento e Gestão – Seplag
Luiz Pedro Neto – (85) 3101 4495)
 luizpedro.neto@seplag.ce.gov.br  /
 
Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias
 
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898