Governo debate validação da base estratégica do PPA 2016-2019

13 de maio de 2015 - 13:43

 

Primeira oficina de trabalho aconteceu na manhã da sexta-feira (08/05), na Seplag 

Dirigentes de órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Governo do Estado iniciaram nesta sexta-feira, dia 08/05, o debate para validação da base estratégica para a construção do Plano Plurianual – PPA 2016 – 2019, a ser entregue no próximo dia 30 de setembro na Assembleia Legislativa.

DSC 2427-2

A proposta apresentada pela Secretaria do Planejamento e Gestão – Seplag, no auditório do órgão, foi elaborada com base em diversos documentos, sendo o principal deles “Os 7 Cearás”, originado de uma série de discussões nas regiões do Estado e no Centro de Eventos, em dezembro de 2014, com propostas da sociedade para os próximos quatro anos, orientando a condução das políticas públicas no âmbito do Governo do Ceará.   

DSC 2436-2

O encontro foi aberto pelo secretário da Seplag, Hugo Figueirêdo, destacando ser o primeiro evento interno do PPA para discutir a gestão democrática por resultados. “O nosso objetivo aqui é, inicialmente, alinhar o eixo gestão por resultados; quais serão os resultados estratégicos, os temas desse eixo e os indicadores que iremos utilizar para acompanhar os resultados desse eixo. E posteriormente discutiremos os resultados e indicadores de cada tema e os programas de governo”, acrescentou.  

DSC 2443

Hugo Figueirêdo lembrou a reunião realizada no último dia 29 de abril, no Palácio da Abolição, com a presença do governador Camilo Santana. “Naquela ocasião, discutimos a importância do planejamento para o Ceará, atrelado à gestão por resultados para o governo como um todo. Discutimos ainda a importância do planejamento de longo prazo, que pretendemos concluir em fevereiro de 2016, com horizonte de pelo menos 20 anos, com possibilidade de ser estendido até 2040”, reforçou o Secretário da Seplag. Hugo Figueirêdo lembrou ainda que o município de Fortaleza já está elaborando um plano para 2040. “É importante que essas ações estejam alinhadas”, pontuou o Secretário.  

DSC 2453-2

Após a abertura pelo secretário, o coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag, Avilton Júnior, apresentou a proposta para nortear o debate que validaria a proposta dos resultados e indicadores estratégicos dos eixos, bem como os temas estratégicos. Destacou ser o PPA o principal instrumento de planejamento legal, previsto na Constituição. “Estamos dando o pontapé inicial neste processo de planejamento para os próximos anos com o propósito principal de tornar o Ceará um estado com desenvolvimento sustentável e qualidade de vida”.

DSC 2456-2

Na última segunda-feira, dia 11/05, o debate envolveu mais dois eixos: Oportunidades e Conhecimento. A série de oficinas continuou com os eixos Sustentável e Saudável, na terça-feira, dia 12/05, e se termina com os eixos Pacífico e Acolhedor, nesta quarta-feira, dia 13/05. 


Assessoria de Comunicação da Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará
( comunicacao@seplag.ce.gov.br / 85 3101.4495) – Twitter: @SeplagCeara