Saúde lança dia D de vacinação neste sábado (9)

7 de maio de 2015 - 18:29

Nesta sexta-feira (8), a Secretaria da Saúde do Estado, juntamente com a Secretaria da Saúde de Fortaleza, lança o dia  ¨D¨de mobilização nacional da vacinação contra a gripe, que ocorre neste sábado (9). O lançamento será na Unidade Básica de Saúde Meton de Alencar, do município, que fica na rua Perdigão Sampaio, 820, bairro Antônio Bezerra. O Ceará também vacinará contra o sarampo as crianças de 6 meses a menos de 5 anos que estejam com esquema de vacinação incompleto e, nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Itaitinga, a população na faixa etária de 5 a 29 anos que ainda não se vacinou. Quem tem até 49 anos, que nunca se vacinou ou perdeu o cartão de vacinação, também será vacinado no sábado contra sarampo.

A meta da 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Estado é imunizar no mínimo 80% da população de 2.001.362 habitantes dos grupos prioritários a serem vacinados, que incluem crianças de 6 meses a menos de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, população indígena, idosos a partir dos 60 anos, portadores de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

 Nos últimos cinco anos, o Ceará cumpriu as metas de vacinação, com coberturas que variaram de  82,51% a 89,72%. No ano passado a cobertura atingiu 84,27% da população dos grupos prioritários. No Dia D de mobilização, a Secretaria da Saúde do Estado manterá um posto de vacinação, no sábado, das 8 às 17 horas. Em todo o Ceará serão mobilizados 28.180 profissionais e 1.800 veículos terrestres para a vacinação em 2.394 postos fixos, 1.200 postos volantes, unidades de saúde com salas de vacina, instituições de idosos, hospitais e domicílios.

Durante a campanha serão oferecidas as vacinas Influenza Trivalente, que protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B (sazonal), pneumococo 23 valente para proteger pessoas institucionalizadas e acamadas contra doenças invasivas, e Hepatite B, para intensificação na faixa etária até 49 anos. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém?contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. A gripe comum, como é conhecida, pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção.

        

Sarampo

A vacinação complementar contra o sarampo no dia de mobilização nacional da vacinação contra a influenza faz parte da mobilização convocada pelo governador Camilo Santana e pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, para a interrupção do surto e erradicação da doença no Estado. O surto do sarampo no Ceará, que chegou a atingir 34 municípios, inicia o mês de maio restrito a cinco municípios – Fortaleza, Caucaia, Horizonte, Trairi e Itaitinga.

Em abril foi confirmado até o momento um único caso, ocorrido no dia 4, em Fortaleza. Há em investigação 134 casos suspeitos de sarampo em 20 municípios, todos ocorridos no mês passado. O surto é considerado encerrado após 90 dias da ocorrência do último caso confirmado. Foram confirmados em todo o Estado 803 casos de sarampo entre dezembro de 2013 e abril deste ano. Deste total, nos municípios ainda considerados em surto, Fortaleza tem 45 confirmações em 2015, Caucaia 44, Horizonte um, Trairi três e Itaitinga seis.

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /   selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara
Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
 comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898