Governo do Estado disponibiliza tratamento gratuito contra o tabagismo

4 de maio de 2015 - 19:41

Há quatro anos a saúde e a vida do radialista Evandro Soares mudaram. Ele deixou de fumar depois do tratamento feito no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública do governo do Estado. ¨Percebi que tinha alguns problemas de saúde e que a minha qualidade de vida eram comprometidas somente depois que abandonei o cigarro. Acordava sempre indisposto, a respiração era ruim, vivia cansado¨. Com a cura do tabagismo, Evandro Soares, que fumava desde os 15 anos, diz que vive bem diferente. ¨Até mais animado para viver. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar¨, comenta.

O QUE OCORRE QUANDO PARA DE FUMAR
– Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
– Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
– Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
– Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
– Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido pela metade.
– Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.


fonte:

Na rede pública do Estado, em Fortaleza, além do Hospital de Messejana, há outra opção para fumantes que querem fazer o tratamento gratuito, todo financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É no Centro de Saúde do Meireles, da Secretaria da Saúde do Estado, na Avenida Antônio Justa, 3113. Lá e no HM funcionam o Programa de Controle do tabagismo, que trata os fumantes com avaliação clínica, realiza abordagem mínima ou intensiva individual ou em grupo e, se preciso, com terapia medicamentosa.

alt
Foto: Assessoria de Comunicação da Sesa

Evandro Soares lembra que passou três meses fazendo o tratamento, com a ajuda de médicos e enfermeiros do Hospital de Messejana, o primeiro serviço com distribuição gratuita de medicação para aliviar os sintomas da abstinência da nicotina, desde 2002. Nesses 13 anos, a equipe do Programa de Controle do Tabagismo atendeu 2.800 pacientes. A taxa de abstinência após a participação é de 60%. Atualmente, 55 pacientes fazem o tratamento. Tudo começa com a inscrição no programa. O telefone do programa é o 85.31014062. Depois o paciente passa por uma triagem médica para coleta de informações pessoais sobre o estado psicológico e quanto a motivação para deixar o cigarro. São feitos exames para avaliar a saúde do paciente e o grau de dependência nicotina. A nicotina é uma das 4.700 substâncias contidas no cigarro. Tem até formol, utilizado para alisar cabelos e conservar cadáver, dentro de um cigarro.

O tratamento do tabagismo no Brasil é desenvolvido com base nas diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) é o órgão do Ministério da Saúde responsável pelo PNCT. As orientações do programa seguem as principais diretrizes internacionais relacionadas ao tratamento do tabagismo. Assim, o SUS oferece aos fumantes que desejam parar de fumar trata mento adequado, com metologia baseada em evidências científicas.

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
 comunicacao@casacivil.ce.gov.br
85 3466.4898