Governador participa de reunião do Programa ‘Em Defesa da Vida’

25 de fevereiro de 2015 - 03:00

O governador Camilo Santana, acompanhado da vice-governadora Izolda Cela, presidiu ao lado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, nesta terça-feira (24), a reunião de monitoramento semanal do *Programa Em Defesa da Vida*, realizada na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Essa é uma área prioritária do Governo.

Essa é a segunda vez que o governador participa do encontro. A primeira  participação foi em janeiro, quando anunciou que estará presente na reunião uma vez por mês, com o objetivo de acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de segurança em todo o Ceará. Além dos titulares da SSPDS e suas vinculadas – Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Forense e Academia Estadual de Segurança Pública –, fazem parte dos encontros os responsáveis pelas 18 Áreas Integradas de Segurança (AISs). Os policiais e bombeiros das AISs localizadas no Interior participam por meio de videoconferência.

AISdentro1RNa oportunidade, Camilo Santana reiterou o pedido aos profissionais das forças de segurança no sentido de realizarem um grande esforço e fortalecerem as parcerias estabelecidas para a obtenção de resultados positivos. “Ninguém faz nada sozinho. Vocês têm a minha confiança e determinação. A única preocupação aqui deve ser construir resultados positivos para as famílias cearenses. Temos uma equipe competente, grandes profissionais e a decisão política do governador. Com isso, acredito que reverteremos os índices de criminalidade”, frisou.

O governador afirmou que será criado um fórum permanente com outras esferas do poder público para tratar assuntos relacionados à segurança pública. “Vamos criar um fórum com a participação do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e vários órgãos do poder executivo, que será coordenado diretamente por mim e pela Izolda”, adiantou.

AISdentro2REm relação ao Em Defesa da Vida, o governador destacou que o Programa  praticamente estagnou o crescimento de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), no Estado em 2014, e ressaltou a importância da integração dos órgãos que  compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado e elogiou o comprometimento dos profissionais.

O secretário Delci Teixeira destacou o esforço que vem sendo desenvolvido para baixar os índices de criminalidade e frisou que segue empenhado para trazer segurança ao povo cearense.

*Em Defesa da Vida*

O Programa, oficialmente lançado em abril de 2014, tem como premissas: a territorialidade – o Estado foi dividido em 18 Áreas Integradas de Segurança (AISs), a responsabilidade – cada uma das AISs tem como responsável um delegado da Polícia Civil, um oficial da Polícia Militar e um oficial do Corpo de Bombeiros –, o estabelecimento de metas – a cada trimestre os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) devem ser reduzidos em 6% – e a meritocracia – os servidores do Sistema de Segurança lotados nas áreas que conseguiram reduzir seus índices criminais recebem uma premiação em dinheiro.

24.02.2015

Coordenadora de Comunicação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social  (SSPDS)

Governo do Estado do Ceará,

Kélia Jácome