Projeto Identidade Funcional tem início no Governo do Estado

30 de outubro de 2014 - 10:50

Atendimento começou com os servidores da Secretaria do Planejamento e Gestão

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG), iniciou a implantação do Projeto Identidade Funcional. A ação, que tem o objetivo de promover o aprimoramento contínuo do cadastro dos servidores estaduais, envolverá 82.617 servidores de Fortaleza e Região Metropolitana, sendo 42.386 ativos, 28.301 inativos e 11.930 pensionistas.

O Projeto teve início nesta terça-feira (28/10) na SEPLAG. Nos demais órgãos e secretarias do Edifício SEPLAG – Secretaria do Turismo (Setur), Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Secretaria das Cidades e Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), o atendimento será em breve, incluindo também a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP).

O servidor deve comparecer na data, local e horário agendados, evitando filas e tomada de tempo do servidor. Serão capturados os dados de informações biométricas e uma fotografia digital. Após este etapa, o servidor validará seus dados cadastrais e, posteriormente, receberá a carteira de identidade funcional.

A estrutura de atendimento inclui 22 estações em polos centralizados, que contam com notebook, dispositivo de captura de foto colorida e impressão digital e sistema de coleta de dados biométricos. Serão 88 atendentes trabalhando nesta operacionalização. As informações sobre agendamento, validação de dados, dúvidas e notícias sobre o Projeto devem ser consultadas sempre no site oficial do projeto: www.idfuncional.ce.gov.br.

A implantação do Projeto implicará em redução de gastos com a folha de pagamento pela eliminação de inconsistências. Já a eficiência da gestão de recursos humanos aumentará por meio da melhoria dos processos e da base cadastral, bem como a blindagem de atributos cadastrais, no momento de suas atualizações, por meio da verificação das identidades dos profissionais de RH com base em suas impressões digitais.

Para o secretário do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará, Eduardo Diogo, o projeto irá valorizar a categoria. “Este é um projeto de Estado, corporativo, e a carteira de identificação será um meio de destacar o servidor público. Por meio dela, ele terá acesso, em outra etapa do projeto, a uma série de benefícios como desconto nas compras efetuadas no comércio, a ser disponibilizada e consolidada como mais uma funcionalidade do Servidor Online”, afirmou o titular da SEPLAG.

Eduardo Diogo lembrou ainda a importância do Projeto Identidade Funcional para que o cadastro dos servidores esteja permanentemente atualizado, alimentando assim o Banco de Talentos, por meio do qual o Estado pode avaliar o seu contingente de RH.

 

{mosmodule module=assinatura}