ISSEC presente no VII Congresso CONSAD em Brasília

26 de março de 2014 - 14:17

Superintentende adjunto Katerine Jucá participa do evento

Na tarde desta terça-feira, 25/03, teve início, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o VII Congresso CONSAD de Gestão Pública, Por Uma Gestão Pública Sustentável. A solenidade de abertura foi realizada com a presença do secretário do Planejamento e Gestão e presidente do Conselho Nacional de Secretários do Estado da Administração (CONSAD), Eduardo Diogo, e teve a participação dos ministros Garibaldi Alves, da Previdência Social, e Paulo Bernardo, das Comunicações, além do ex-ministro, Bresser Pereira. O evento teve transmissão ao vivo pela internet.

O presidente do CONSAD agradeceu a presença de todos, ressaltando a particularidade de ser um ano de efervescências com a Copa do Mundo e as eleições gerais. “A política é irmã siamesa da gestão pública. Por meio dela são definidos os gestores máximos dos executivos de todos os 5.570 municípios, 26 estados e o Distrito Federal, bem como do nosso País”, explicou Eduardo Diogo.

Ele acrescenta que o maior interesse do CONSAD é contribuir para o aprimoramento histórico-institucional do País e colaborar nos desígnios do povo. “O CONSAD é co-autor e co-ator, co-arquiteto e co-construtor dessa grande nação brasileira. Nosso Brasil é um País com sérios problemas, mas também é uma nação rica, poderosa, forte, capaz de fazer e refazer seu próprio destino”, afirmou. Ele disse, ainda, que “o CONSAD entende que o núcleo de transformações da gestão pública está nas pessoas, portanto, temos que atuar na formação perene de líderes”.

Eduardo Diogo enfatizou que “a dignidade é o valor fundante da gestão pública. É importante entender que o equilíbrio, o bom senso e o critério apurado no exercício da função fiscalizatória do gestor, qualificam e dignificam”, finalizou.

Após o discurso do presidente do CONSAD, a palavra foi cedida ao Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, que fez um relato do desempenho da gestão previdenciária nos últimos anos.

A solenidade também contou com a entrega da Medalha do Mérito CONSAD, na qual foram agraciados o ministro Paulo Bernardo e o ex-ministro Bresser Pereira. A homenagem é concedida, anualmente, a personalidades brasileiras que se destacaram pelo trabalho desenvolvido na área da gestão pública.

A palestra magna da abertura foi feita por Geoff Gallop, ex-governador do Estado da Austrália do Oeste e diretor da Escola de Governo da Universidade de Sidney, que falou sobre o tema “Para Onde Caminha a Reforma do Setor Público”.

Também estiveram presentes na abertura do Congresso o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Luiz Gerardo Brígido, o embaixador da Austrália no Brasil, Patrick Lawrence, o secretário da Administração Pública do Distrito Federal e vice-presidente do CONSAD, Wilmar Lacerda; o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (CONSEPLAN), Arnaldo Alves; o diretor do SEBRAE, Bruno Quick; gerente regional do Bradesco, Romero Albuquerque; o diretor do Banco do Brasil, Ronaldo Borges; e o diretor dos Correios, Antônio Tomás.

O evento prossegue nesta quarta-feira com a apresentação de 156 trabalhos selecionados pelo Comitê Científico do Consad, do total de 601 inscritos, além de três mesas redondas com a participação de conselheiros do CONSAD e Secretários Estaduais. O Congresso reúne 2.520 participantes, entre pesquisadores, secretários de Estados, dirigentes e servidores públicos federais, estaduais e municipais de todas as regiões do Brasil. A superintendente adjunto do ISSEC, katerine Jucá, juntamente com colaboradores do Instituto participam do evento.

Na quinta-feira, encerrando o evento, Stephen Goldsmith, ex-prefeito de Indianápolis, ex-vice-prefeito de Nova Iorque, e professor da Universidade de Harvard, falará sobre o tema “Como as Novas Tecnologias Estão Mudando a Forma de Governar e o Papel da Inovação”.

{mosmodule module=assinatura}