DONATO ÂNGELO LEAL (1983-1984)

10 de janeiro de 2014 - 14:31

Nascido em Jaicós, no Estado do Piauí, iniciou suas atividades de mestre-escola na fazenda onde nasceu. Posteriormente, trabalhou com auxiliar de disciplina, no internato do Ginásio Diocesano do Crato. Foi diretor da Consagração Mariana nas cidades do Crato e de Fortaleza, da Casa do Estudante do Ceará e da Folha Estudantil. Aprovado em 1º lugar no exame vestibular para a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, onde concluiu o curso de Ciências Jurídicas e Sociais, no ano de 1953, integrando, durante a faculdade, a Diretoria do Tradicional Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua. Aprovado em concurso promovido pelo antigo DASP, para o cargo de Inspetor Federal do Ensino Secundário. Em 1954 iniciou o exercício da advocacia. Em 1957 foi nomeado Secretário da Prefeitura Municipal de Parnaíba, no Estado do Piauí. Neste mesmo ano, casa-se com Zilda Peres Mota. Já no período de 1958 a 1959 foi diretor do Departamento de Terras e Colonização, da Secretaria de Agricultura do Estado do Ceará, e membro do Conselho Rodoviário Estadual quando, em 1959, foi nomeado, depois de habilitação em concurso de títulos e provas, professor efetivo de direito da Academia de Polícia Cearense Gal. Edgard Facó. De 1962 a 1963, foi assessor jurídico da Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Ceará e da Procuradoria Geral do Estado, atuando também no Departamento Nacional de Estradas de Ferro, exercendo o cargo de Sub-procurador Geral.
Membro efetivo do tradicional Rotary Clube de Fortaleza, integrou todas as suas comissões, chegando a Presidência, em 1980, eleito posteriormente Governador Distrital do Clube. Atuou como Procurador da Rede Ferroviária Federal S/A e da Rede de Viação Cearense, na chefia do Setor de Direito Público e Privado. Presidiu a comissão estadual responsável por estruturar, regulamentar e implantar o Instituto de Terras do Ceará – ITECE, hoje Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará – IDACE. Em 1981, foi nomeado Diretor de Secretaria da 1ª Vara da Justiça Federal e, em 1982, foi contratado para exercer a função de Procurador Judicial do Instituto de Previdência do Estado do Ceará, tornando-se Presidente da Autarquia, de 28 de março de 1983 a 28 de maio de 1984. Presidiu a realização dos concursos para Defensoria Pública e para a Procuradoria Geral do Estado do Ceará. Foi Conselheiro, Secretário, Membro da Comissão de Ética e Disciplina e Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, secção do Ceará, havendo sido premiado com o trofeu Clovis Bevilaqua, em 1997, e com a Medalha Advogado Padrão, em 2002. Fez parte da Academia Cearense de Letras Jurídicas. Entre seus artigos jurídicos e obras destaca-se o livro de poemas Pedras da Vida.