AUGUSTO TAVARES DE SÁ E BENEVIDES (1955-1958)

10 de janeiro de 2014 - 14:27

Nasceu em Mombaça a 21 de dezembro de 1898. Filho de José Tavares de Sá e Benevides e Maria do Carmo Feijó Benevides. Faleceu em Fortaleza a 27 de janeiro de 1983. Notário Público. Estudou no Colégio que existiu em 1912, em Mombaça, sob a direção do professor José Militão de Albuquerque e, posteriormente, em outro estabelecimento de ensino também em Mombaça, dirigido por João Batista Benevides Figueiredo e Augusto Jaime Benevides de Alencar. Em 1924 foi eleito Vereador à Câmara Municipal daquela cidade, mandato a que renunciou no mesmo ano por ter sido nomeado, vitaliciamente, 1º Tabelião, Escrivão e Oficial do Registro Civil daquele Termo. Exerceu no governo interventorial do Capitão Roberto Carneiro de Mendonça, as funções de Inspetor Escolar. Em 1936, foi eleito Prefeito Municipal de Mombaça, renunciando ao cargo dois meses após a posse, para reassumir as funções de Notário Público. Dedicou-se a estudos de genealogia e história do Ceará, podendo ser considerado uma das nossas autoridades nesses assuntos. Deputado Estadual na Constituinte de 1947. Reeleito para legislatura de 1951/1954. Primeiro suplente da Mesa Diretora da Assembléia nos anos de 1949 e 1950. No Governo Paulo Sarasate, foi nomeado Presidente do Instituto de Previdência do Estado do Ceará – IPEC, para o período de 29 de março de 1955 a 10 de dezembro de 1958, e membro do Conselho Rodoviário do Estado. Homem de letras, autodidata, profundo conhecedor da história do Brasil e do Ceará, colaborou com artigos e conferências na revista carioca “Fon-Fon”, sob a direção de Gustavo Barroso, e com a revista do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará. Memorialista, estudioso da genealogia cearense, publicou em 1980 o livro “Mombaça – Biografia de um Sertão”.