Dia Mundial do Diabetes

14 de novembro de 2013 - 16:06

O objetivo é conscientizar sobre prevenção e tratamento

Hoje, 14/11, é celebrado o dia mundial do diabetes. A data foi criada em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. O objetivo desta data é chamar a atenção, sobretudo no que diz respeito ao acesso à sua prevenção e tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas, reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral.

A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue e está entre as 5 doenças que mais matam, chegando cada vez mais ao topo da lista. De 2000 a 2010, o diabetes foi responsável por mais de 470 mil mortes em todo o Brasil.

Apesar de não ter cura, há vários tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida e até prevenir a doença, como exemplo, praticar atividade física, ingerir pouca gordura e açúcar e manter um peso adequado para sua idade e altura.

 

Assessoria de Comunicação do ISSEC
Telefone: (85)3101.4831
E-mail:       comunicacao@issec.ce.gov.br
Twitter: @IssecOficial