Metodologia 5s é apresentada aos colaboradores do Issec

29 de agosto de 2011 - 16:25

Na manhã dessa segunda-feira, dia 29, os servidores e terceirizados do Issec reuniram-se no auditório para conhecer a nova ferramenta de trabalho: o 5S. A ferramenta desenvolve um planejamento sistemático de classificação, ordem e limpeza, permitindo assim de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional, motivação dos funcionários e consequente melhoria da competitividade organizacional. O 5S são divididos em cinco categorias: Seiri (Senso de utilização); Seiton (Senso de ordenação); Seiso (Senso de limpeza); Seiketsu (Senso de higiene) e Shitsuke (Senso de autodisciplina).

Fernando Melo, diretor de projetos da Proativa Jr., comentou sobre a criação do grupo de apoio no órgão. “Dentre as tarefas dos macro-processos, será criado um grupo de apoio formado por colaboradores do próprio Issec, que atuará junto a Proativa Jr.”. O consultor da empresa, Davi Saraiva, apresentou as etapas prévias à implantação do 5S. “Iremos atuar de acordo com a necessidade de vocês e peço desculpas, antecipadamente, pois vamos entrar nas salas, tirar fotos, fazer uma varredura geral, de cada andar”.

A superintendente do Instituto, Lúcia Rocha, agradeceu a presença dos colaboradores no auditório. “Espero contar com a ajuda de vocês para trabalharmos alguns pontos da atual situação do órgão”. Além da Superintendência, estiveram na apresentação os gestores, líderes dos planos de ação e detentores de cargos comissionados. A empresa Proativa Jr. atuará, juntamente com o Issec, na preparação, planejamento, treinamento, implantação e manutenção do 5S, aproximadamente por 6 meses.