Campanhas Educativas encerram itinerário em 2010

9 de novembro de 2010 - 03:00

A equipe das Campanhas Educativas Preventivas de Saúde do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec) encerra, em 2010, seu itinerário. Na última ação, realizada no dia 4 de novembro no III Congresso Ceará Gestão Pública, foram verificadas a pressão arterial e glicemia de 77 pessoas.

Antes dessa, o Issec promoveu, no dia 27 de outubro, prevenção a 250 pessoas no próprio Instituto. A Campanha ocorreu nos períodos da manhã e tarde e deu aos participantes suporte na prevenção da hipertensão e diabetes. “Fiz os exames para ter uma noção de como está o meu índice de glicemia, já que tenho diabetes. Preferi fazer o teste aqui por causa da enfermeira, aproveitei e verifiquei a pressão também”, conta a servidora aposentada do Banco do Brasil, Terezinha Martins. Já a professora aposentada, Antônia Oliveira, elogiou o serviço prestado: ?É a primeira vez que faço a medição de pressão e teste de glicemia aqui no Issec. A prestação de serviços foi maravilhosa!?, parabenizou. Os colaboradores do Issec também participaram, como foi o caso de Francisco Everton, do Setor de Autorização de Exames. ?Participei na última Campanha Educativa e gostei. Aproveitei que estava sendo realizada e vim novamente para colocar a saúde em dia?, explicou Everton.

O Issec também esteve presente na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), para integrar a Semana do Servidor. Além da prevenção do Issec, que atendeu 150 pessoas, foram oferecidas, por meio de outros órgãos, informações nutricionais, vacinas e palestra sobre saúde da mulher. Segundo a Dra. Graça Vidal, chefe do setor de Perícia Odontológica do Issec e organizadora das Campanhas Educativas, foi interessante reunir várias ações na área da saúde. “Foi uma ação muito boa para o usuário. Ficou tudo concentrado e não nos atrapalhou em nada”, disse.

Só neste ano já foram realizadas sete Campanhas, nas quais foram atendidas um total de 1.230 pessoas. As ações ocorreram no próprio Instituto, no Departamento de Trânsito (Detran), na Casa Civil, na Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), na na Semace e no III Congresso Ceará Gestão Pública. Graça afirmou que o objetivo é que, no ano de 2011, o itinerário seja retomado. ?É uma ação que trás benefícios tanto para o Instituto quanto para os servidores e usuários. Pretendemos dar continuidade a esse Plano de Ação?, concluiu chefe do Setor de Perícia Odontológica.