261 pessoas atendidas em Campanha Preventiva

15 de setembro de 2010 - 14:55

Nos dias 8 e 10 de setembro o Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec) realizou duas Campanhas Educativas Preventivas de Saúde: uma na Casa Civil e outra na Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), respectivamente. Durante as ações foram atendidas 261 pessoas, que mediram a pressão arterial e verificaram a glicemia no sangue. A chefe do setor da Perícia Odontológica e organizadora da Campanha Educativa, Dra. Graça Vidal, afirmou que a Ação foi muito organizada e o contigente atingido, entre servidores, tercerizados e estagiários, foi o esperado.

Na Casa Civil, enquanto as enfermeiras Maria de Jesus e Tânia Castro mediam a pressão, Ianir Portela e Rosângela Diniz, também enfermeiras, faziam o teste de glicemia. Na Funceme, a equipe contou também com o apoio de Inácia Rabelo na medição de pressão. As operadoras de micro Rastênia Bastos e Mairy Vanda, da Célula de Contas Médicas e da Perícia odontológica, respectivamente, também auxiliaram Graça, além de Juliana Rêgo, do Teleatendimento, que estava cadastrando os participantes.

Sobre a Campanha, a assistente técnica da Casa Civil, Marcele Arruda, afirmou que todas as iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida são válidas. Tereza Cordeiro, assessora da Coordenadoria da Juventude da Casa Civil, compartilha a ideia de Marcele e acrescenta: “Em uma Campanha como esta, todo mundo participa, e quem não tem costume de ir ao médico acaba se motivando e se prevenindo”, explica. Pedro Wagner, assistente técnico da Casa civil, acha a campanha muito interessante pois, de acordo com ele, o povo brasileiro é carente de prevenção. “Às vezes a pessoa tem a doença, que é fácil de ser acompanhada e controlada, e nem sabe. O Issec está de parabéns com essa realização”, afirmou.

Na Funceme, a Campanha Preventiva de Saúde também foi muito bem recebida pelos colaboradores. Socorro Rabelo, membro da Associação dos Servidores da Funceme, que teve a ideia de levar prevenção à Fundação. “Sempre procuro fazer esse tipo de Campanha. Procurei o Issec e a proposta foi viabilizada. É muito importante para sabermos como está a saúde dos funcionários e fazer uma prevenção porque, muitas vezes eles não sabem da doença e não cuidam”. A engenheira agrônoma do órgão, Sônia Perdigão, compareceu para se prevenir: “Eu já sabia que tinha tendência a ter diabetes. Estava com medo de furar o dedo, mas mesmo assim vim verificar minha glicemia, tudo isso é muito importante”, afirma.

A chefe do setor de Perícia Odontológica pretende realizar, ainda este ano, mais duas Campanhas em locais a serem definidos, além de Campanhas que estimulem e ensinem a ecovação dentária .