Campanha Educativa de Saúde alerta servidores do Detran

6 de maio de 2010 - 03:00

Durante a segunda etapa da Campanha Educativa Preventiva de Saúde, promovida pelo Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará, Issec, nesta quinta-feira (06) servidores do Departamento Estadual de Trânsito, Detran, combateram a Hiprtensão Arterial e o Diabetes na Escola de Educação para o Trânsito do Estado, na sede do órgão, no bairro Maraponga.

As enfermeiras e auditoras da Célula de Assistência aos Beneficiários, Ceabe, realizavam os exames. Maria de Jesus Costa e Inácia Rabelo verificavam pressão arterial. Em seguida, os servidores do Detran eram atendidos por Iani Vasconcelos e Rosângela Gondim para fazer teste de glicemia.

A servidora aposentada, Loudes Fonseca, é hipertensa. Ela ressaltou a relevância do evento para reduzir o agravemento da doença. “Acho importante a Campanha porque muita gente não vai ao médico”, declarou. Já Alberiza Alves disse que, se fosse possível, faria os exames com mais frequência. “Não tenho tempo de ir ao médico porque trabalho o dia todo”, informou. O servidor Luciano Bruno ficou satisfeito com seus resultados. “Ainda bem que minha glicose e pressão foram normais”, concluiu.

O superintendente do Instituto, Flavio Rocha, esteve no Detran e alertou sobre a importância do dos exames periódicos e as medidas que devem ser tomadas após a descoberta dos problemas. “A Campanha Educativa é uma forma de fazer o diagnóstico precoce dessas duas doenças para um posterior encaminhamento. Isso é importante para o servidor público”, declarou.

Segundo a organizadora do evento e chefe do setor de Perícia Odontológica, Graça Vidal, cerca de 150 pessoas foram atendidas. Na quarta-feira (05), 258 servidores receberam atendimento durante todo o dia.

Diabetes é uma doença silenciosa. A recomendação dos especialistas é ficar alerta aos sintomas: muita sede, vontade de urinar várias vezes ao dia, perda de peso, fome exagerada, visão embaçada e demora na cicatrização de machucados. É importante que
pessoas acima de 40 anos façam exames periodicamente. Quem tem Hipertensão Arterial pode apresentar dores no peito, na cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, visão embaçada e até sangramento nasal.