Campanha Educativa de Saúde previne contra Hipertensão e Diabetes

5 de maio de 2010 - 03:00

O Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará, Issec, realizou, nesta quarta-feira (05), a primeira etapa da Campanha Educativa Preventiva de Saúde. Foram ofertados, no auditório do órgão, a verificação da pressão arterial e glicemia para combater a Hipertensão e o Diabetes.

A chefe do setor de Perícia Odontológica e organizadora da Campanha Educativa, Graça Vidal, estima que muitos foram atendidos no Issec. “Minha expectativa é que pelo menos 200 pessoas tenham sido beneficiadas. Mas amanhã (06), no Detran, acredito que haverá um número maior de atendimentos”, disse.

A procura por verificação da pressão arterial foi intensa. As enfermeiras e auditoras do setor de Autorização de Exames, Maria de Jesus da Costa e Inácia Rabelo, atendiam atentamente os servidores para obter, com exatidão, os resultados aguardados. Para fazer o teste de glicemia não foi diferente. Muitos procuraram as enfermeiras e auditoras, Rosangela Gondim e Iani Vasconcelos, que explicou como avaliar o resultado do teste. “De acordo com a Associação Americana de Diabetes, o índice glicêmico em jejum de 70 a 110 miligramas por decilitro (mg/dl) é considerado normal. Para quem se alimentou, o recomendado é fazer o exame após duas horas, quando o nível de glicose sanguínea pode ficar entre 70 e 140 mg/dl. Antes de dormir, a glicemia deve estar entre 120 mg/dl e 160 mg/dl. Caso os níveis fiquem acima da média, o paciente tem que ficar alerta e procurar um médico especialista”, afirmou.

A servidora pública aposentada da Secretaria da Educação, Seduc, Esmeralda Ribeiro, realizou os exames e afirmou que sua saúde estava ótima. “Correu tudo bem. Não teve nada de anormal, graças a Deus”, comentou. O servidor aposentado do Banco do Brasil, João Batista Leitão, chegou acompanhado da esposa. “Vim “medir” minha pressão e fazer o teste de diabetes para certificar-me se está tudo bem”, informou. Até servidores do interior do Estado compareceram ao auditório para combater a Hipertensão e o Diabetes. Foi o caso da funcionária pública aposentada, Antônia Alves. “Aproveitei minha vinda até o Issec para
autorizar exames e subi para checar minha pressão”, concluiu.

A auxiliar de serviços gerais da Coordenadoria Técnica de Saúde da instituição, Cotes, Raimunda Ângela, deu exemplo e também foi verificar a pressão e glicemia. “Estou de férias, mas mesmo assim resolvi passar por aqui e ver como “anda” minha saúde”, enfatizou.

Nesta quinta-feira, (06), a Campanha Educativa Preventiva de Saúde será realizada no Departamento Estadual de Trânsito, Detran, a partir das 8h. O endereço é Avenida Godofredo Maciel, nº 2900, bairro Maraponga.