Issec realiza curso de Planejamento Estratégico

26 de abril de 2010 - 03:00

Líderes e gestores do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará, Issec, deram início, nesta segunda-feira (26), no auditório, ao curso de Planejamento Estratégico, oferecido pela Escola de Gestão Pública, EGP. O evento é a primeira parte do Programa de Capacitação dos Líderes do Issec, como explicou o secretário geral, Alfredo Carneiro. “Esta é a primeira etapa do Programa. Ainda teremos uma segunda etapa para conhecermos mais sobre esse moderno instrumento de gestão”, completou

O secretário geral ressaltou também a presença do coordenador de Modernização da Gestão e orientador da Célula de Reestruturação Organizacional da Secretaria de Planejamento e Gestão, Seplag, Carlos Alberto Correia. O gestor falou sobre os objetivos do evento. “Até sexta-feira (30), a intenção principal do curso é fazer com que todos os participantes dominem os conceitos de Planejamento Estratégico; como fazê-lo e produzi-lo”, comentou.

Para que houvesse maior interação entre os participantes, o facilitador e consultor da Seplag, Nilo Alves, solicitou que cada pessoa presente se apresentasse e comentasse sobre a expectativa de participação no curso. Segundo Nilo, todos criam um planejamento
estratégico para as atividades diárias a serem executadas. “Ao acordar, já pensamos o que vamos estudar, o que iremos vestir e tudo que será realizado durante o dia”, afirmou.

Com base no pensamento do décimo sexto presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, “Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado”, Nilo apresentou de forma concisa e objetiva como um trabalho deve ser realizado para não refazê-lo. “Trabalhar em equipe e manifestar opinião própria diante das opiniões dos colegas são pontos primordiais na execução do Planejamento Estratégico”, disse. Ainda durante a explanação, o facilitador explicou que “esse planejamento é uma técnica, uma maneira para definir os objetivos, identificá-los na organização e avaliar o tempo necessário para alcançá-los”.

A analista de planejamento, Vanessa Machado, a analista da Tecnologia da Informação, Maria José Furtado, e a articuladora da Assessoria de Desenvolvimento Institucional, Adins, Norma Alcoforado, atuarão como monitoras do evento durante os próximos dias, auxiliando o consultor da capacitação.