Oficina de autoavaliação integra colaboradores

9 de março de 2010 - 03:00

A Oficina de Autoavaliação é uma das etapas importantes pela qual deve passar a instituição que deseja aderir ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, o GesPública, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Este é um dos Planos de Ação da orientadora da Célula de Gestão de Pessoas e Logística (Cegep), Sandra Pinheiro. Visando melhorar a gestão organizacional, integrantes dos Planos de Ação se reuniram, nesta segunda-feira (08), na Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), para participar do momento.

O superintendente do Issec, Flavio Rocha, apresentou a mediadora da Oficina, Lívia Menescal, e comentou sobre a importância do evento para o Issec. “Nesta semana de autoavaliação, nós iremos aprofundar nossos conhecimentos e começar a seguir o caminho de excelência em gestão”, disse. “Conduziremos o trabalho de todos os líderes, mas neste primeiro dia de Oficina iremos apenas conhecer melhor o que é o GesPública e o que ele trata”, afirmou Lívia.

O Issec participa do primeiro nível de Autoavaliação, quando as instituições ou empresas devem atingir 250 pontos durante a resolução do questionário, método utilizado para identificar problemas e apontar soluções para o órgão. A finalidade desta fase é o aprimoramento e a melhoria para atingir os outros dois patamares: 500 pontos e, posteriormente, 1000 pontos. “Primeiro, nós realizamos esta primeira autoavaliação e em nenhum momento eu vou interferir nas respostas do instrumento (questionário). Depois de alcançados os 250 pontos, os próprios líderes estarão aptos para realizar a Autoavaliação sem necessitar da nossa ajuda”, informou a mediadora.

Com base na pirâmide do Modelo de Excelência em Gestão Pública, a autoavaliação de toda organização se dá a partir dos Princípios Constitucionais da GesPública. São eles: Publicidade, Moralidade, Impessoalidade, Moralidade, Eficiência e Legalidade. “Os fundamentos da pirâmide podem surgir de empresas públicas ou privadas, independente de quem queira aderir ao Programa”, explicou Lívia Menescal .

O fluxograma de todo o programa, apresentado nesse primeiro dia da Oficina, será a base de toda a semana de autoavaliação e possui os critérios do Código de Ética, Conceitos Fundamentais, Perfil da Organização, Priorização das Oportunidades de Melhoria,
Elaboração do Plano de Melhoria da Gestão e Validação em Plenário, além de Certificado do Nível de Gestão.

A Oficina de Autoavaliação, segundo a facilitadora, tem o “intuito de medir a distância do modelo em excelência da gestão e o modelo da gestão do órgão-alvo e, a partir disto, tentar preencher esta lacuna que as separa. O Programa deseja que cada semente plantada por nós, voluntários, germine e brote na instituição o nível máximo do modelo de gestão”. Quando a instituição não possui um instrumento de autoavalição, o GesPública disponibiliza no site um modelo gratuito (www.gespublica.gov.br).