Issec se prepara para aderir ao GesPública

23 de fevereiro de 2010 - 03:00

Nesta terça-feira (23), no auditório, foi realizada uma palestra com os líderes dos Planos de Ação sobre o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, o GesPública. A orientadora da Célula de Gestão de Pessoas e Logística (Cegep) e responsável por este Plano de Ação, Sandra Pinheiro, deu início ao evento. “O GesPública foi instituído em 2005 e recentemente sofreu algumas alterações. De lá para cá, os resultados nas instituições públicas foram significativos”, afirmou.

Em seguida, a coordenadora do GesPública na Seplag, Silvia Kataoka, apresentou o Programa. O GesPública consiste no resultado da evolução histórica de iniciativas do Governo Federal para a promoção da gestão de excelência. Tem como principais características ser essencialmente público, contemporâneo, estar voltado para a disposição de resultados para a sociedade e ser federativo. Silvia comentou que “a primeira experiência para os líderes dos Planos de Ação deste ano será a oficina de autoavaliação, que consistirá em um questionário contendo 44 questões e cada pergunta será uma oportunidade de melhoria na qualidade organizacional”.

Até ser criado e utilizado o GesPública, muitos outros programas foram instituídos no Brasil. As organizações que aderirem ao Programa, segundo Silvia Kataoka, mesmo não ganhando o Prêmio Nacional da Gestão Pública, são reconhecidas e possuem uma alta rentabilidade. Até 2015, segundo a visão do programa, a excelência em gestão pública deverá ser um valor preservado pelas instituições públicas, nas esferas Federal, Estadual e Municipal e nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sendo requerida pelos cidadãos. Além de seguir a Base do Modelo de Gestão Pública, quem adere ao GesPública terá que seguir os Critérios de Excelência, os 13 Fundamentos da Gestão Pública e os Princípios Constitucionais do país.

Alguns dos 13 Fundamentos da Gestão Pública, que só puderam ser identificados em organizações bem sucedidas, são a cultura de inovação; o desenvolvimento de parcerias; o compromentimento com as pessoas e a orientação por processos e informação. Esse último trata da aprendizagem em ambiente profissional e a documentação desse mesmo aprendizado a ser realizado na organização e compartilhado de forma impessoal a todos.

Ao final da palestra, o superintendente, Flavio Rocha, agradeceu a presença de Silvia Kataoka e afirmou que essa nova forma de administrar já está sendo vista por todos. Nesses anos de gestão, Flavio Rocha percebeu claramente o desejo de todos para a melhoria e aprimoramento do Issec. “Silvia conseguiu trazer de forma mais acadêmica e concisa os fundamentos necessários a serem aplicados na organização”, disse.