Issec define Planejamento Estratégico 2010

16 de dezembro de 2009 - 03:00

Inovações marcarão o ano que vem

Gestores e líderes dos Planos de Ação do Issec reuniram-se no Sonata Hotel, na Praia de Iracema, nos últimos dois dias, 14 e 15 de dezembro, para discutir o Planejamento Estratégico de 2010. Cerca de 25 colaboradores debateram idéias e melhorias para a
instituição.

O momento foi supervisionado pela coordenadora dos Planos de Ação e Assessora de Desenvolvimento Institucional da Secretaria do Planejamento e Gestão, Patrícia Campos. A colaboradora da Seplag dividiu o encontro em vários momentos. Uma avaliação das atividades de 2009 foi feita. Em seguida, foram apontados pelo grupo os pontos positivos e negativos resultantes do trabalho com os Planos de Ação. A compreensão dos líderes, a integração entre os colaboradores, a participação dos membros das equipes, o atingimento das metas através de ações previamente definidas e trabalhar com prazos definidos foram
alguns dos bons aprendizados do modelo de gestão implantado neste ano. Os presentes observaram também, aspectos mais difíceis da execução desse modo de trabalho, a serem melhorados em 2010. Alguns deles são lapidar a definição dos Planos de Ação, aprimorar o monitoramento interno pelo Comitê Diretor, falta de registro no sistema Planos, falta de definição dos integrantes das equipes, baixa divulgação dos Planos de Ação entre colaboradores do órgão, falta de “feedback dos líderes”, entre outros.

Posteriormente, foi realizada a avaliação organizacional. Foram redefinidas “Missão”, “Visão”, “Valores”, “Negócio” do Issec, que é o âmbito de atuação da organização, e o público-alvo.

Uma Análise Ambiental foi feita em conjunto. Foi visto o que melhorará no Issec. A avaliação iniciou a partir do Ambiente interno, examinado-o a partir de suas forças e fraquezas. Vários aspectos positivos foram citados. Desta que para um bom corpo funcional, localização do Issec, infraestrutura de Tecnologia da Informação de qualidade, gestão compartilhada voltada para resultados e uma boa frota de veículos. Os problemas também foram apontados para que sejam solucionados no próximo ano. Através dos novos Planos de Ação, serão melhoradas a infrarestrutura física, a quantidade de colaboradores, o conhecimento dos sistemas específicos, a rede credenciada e a comunicação externa. No ambiente externo, ter a agência Nacional de Saúde como referência, a implantação do cinturão digital, de sistemas corporativos e ter acesso ao registro de preços foram algumas das oportunidades de melhorias relevadas para 2010.

Nessa terça-feira (15), as atividades começaram com a priorização de propostas feitas no dia anterior. Foram definidos os Planos de Ação e seus respectivos líderes. Depois, coordenadores e líderes definiram produtos e metas para 2010. No total, aproximadamente 60 Planos de Ação serão desenvolvidos no Issec. No final do próximo ano, cada líder deve apresentar seu produto para a coordenadora dos Planos de Ação, Patrícia Campos. As ações serão norteadas de acordo com os objetivos estratégicos da organização: maior visibilidade institucional, excelência no atendimento aos usuários, interiorização da assistência à saúde, elevação no nível de satisfação dos clientes internos, modernização organizacional e maior cobertura de saúe aos usuários da Capital e Interior.