Campanha Educativa de Saúde chega à Seduc

6 de outubro de 2009 - 03:00

Os servidores do Cambeba tiveram uma manhã de serviços nesta terça-feira (06). O Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do ceará, Issec, promoveu o segundo dia da Campanha Educativa Preventiva de Saúde para combater a hipertensão e o diabetes na Secretaria da Educação do Estado, Seduc.

As enfermeiras Inácia Lucena e Maria de Jesus Marques verificavam a pressão arterial junto com Graça Vidal, integrante da Comissão Organizadora do evento. Enquanto isso, Iani Portela e Rosângela Gondim, também da área de enfermagem, realizavam testes de glicemia.

Uma estrutura foi preparada para receber bem os servidores do Ceará. Além das profissionais da saúde, as colaboradoras Juliana Maropo e Ticiane Sales recepcionavam os que chegavam e distribuiam senhas. Mairy Vanda Ferreira, Clara Cristina Barbosa e
Ivanúzia Barnardino organizavam os que aguardavam atendimento.

A ação é uma iniciativa do Issec com o objetivo de orientar servidores estaduais sobre a importância da prevenção e combate a essas duas doenças.

A hipertensão arterial compromete os vasos sanguíneos e outros órgãos vitais para o ser humano como cérebro, rins e olhos. Ocorre quando a medida da pressão se mantém acima de 140 por 90 mmHg (milímetros por coluna de mercúrio). Em 90% dos casos a doença é herdada dos pais. O Diabetes é causado pela deficiência na produção de insulina, hormônio responsável pela manutenção dos níveis normais de glicose.