Seplag inicia bloqueio salarial dos não-recadastrados

27 de agosto de 2009 - 03:00

Corte será feito a partir do pagamento da folha de agosto

Mais de 16 mil aposentados, pensionistas e militares da reserva ou reformado do Governo do Estado deixaram de atender ao recadastramento convocado pela Secretaria do Planejamento e Gestão. Conforme anunciado desde o início da convocação, em março último, a Seplag fará agora o bloqueio salarial de quem deixou de fazer o recadastramento. Inicialmente, a medida atingirá 2.324 beneficiários, que serão excluídos da folha de agosto, a ser paga nos dias 1º. e 2 de setembro, com o bloqueio  nos salários dos aposentados, pensionistas e militares de Fortaleza, nascidos em janeiro, fevereiro e março, excetuando-se o pessoal do interior. O volume total de recursos do primeiro corte é de R$ 3,9 milhões. 

A Seplag informa que as pessoas ainda não recadastradas podem comparecer às agências do Bradesco, em Fortaleza e no interior, para regularizar a situação e garantir a liberação do pagamento. Devem comparecer os servidores do Poder Executivo que estão aposentados ou afastados aguardando aposentadoria, e os militares da reserva ou reformados, bem como aqueles que já estão afastados para aposentadoria. Devem se recadastrar também pensionistas de ex-servidor estadual dos três Poderes, de ex-militar e de montepio. O número de recadastrados até o momento é de 46.303 pessoas.

Para se recadastrar, o beneficiário deve apresentar original e cópia da carteira de identidade ou carteira de motorista, do CPF e do comprovante de residência do último mês. É exigido também o último extrato de pagamento, que pode ser também emitido no Bradesco, onde o beneficiário deve preencher o formulário de recadastramento e a declaração de responsabilidade.

Iniciado no dia 9 de março, com previsão de atender 62 mil beneficiários, o recadastramento estava previsto para ser concluído no dia 30 de junho. Com a aproximação da data-limite, a Seplag avaliou os números do recadastramento e constatou a necessidade de aumentar o prazo, prorrogando-o até 31 de julho. Com o recadastramento, o Governo espera atualizar os dados cadastrais dos beneficiários, criar um canal de comunicação direto, melhorar o atendimento e aprimorar a gestão previdenciária.  

Confira a lista dos benefícios bloqueados