Programa de próteses auditivas do HGF ganha reforço

16 de julho de 2009 - 03:00

O hospital passará a fornecer 70 aparelhos auditivos por mês, contra os 40 que já vinham sendo distribuídos mensalmente na unidade.

Uma boa notícia para os deficientes auditivos atendidos no Hospital Geral de Fortaleza(HGF). A partir deste mês de julho, o Programa de Prótese Auditiva do HGF está ampliando o atendimento. Graças à portaria nº 163 do Ministério da Saúde, o programa foi habilitado no Serviço de Atenção à Saúde Auditiva na alta complexidade. Com esta habilitação, o hospital passará a fornecer 70 aparelhos auditivos por mês, contra os 40 que já vinham sendo distribuídos mensalmente na unidade. Hoje, cerca de 70% dos pacientes beneficiados com próteses auditivas são pessoas idosas com mais de 65 anos. Mas, de acordo com a portaria, o programa também está habilitado para atender crianças de zero a três anos, que antes não eram beneficiadas. Antes, só crianças a partir de 7 anos eram atendidas.

Para ser cadastrado no Programa de Próteses Auditivas do HGF, é preciso ser encaminhado pelos postos de saúde da capital ou referenciado pelas secretarias de saúde municipais para o HGF. O atendimento ocorre sempre de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 11h30min e das 13 horas às 16 horas. O custo de uma prótese auditiva na rede particular varia de R$ 1.500,00 a R$ 8.000,00. Atualmente, a fila de espera por uma prótese auditiva no HGF é de cerca de 400 pacientes. Com o reforço, esta fila deve ser zerada em um prazo de um ano.

A indicação para prótese auditiva vai depender do grau e do tipo de perda auditiva. A partir da perda leve, a prótese já pode ser indicada. O mesmo não ocorre em casos de perda total da audição ou má formação auricular e outros.

Informações

Setor de Fonaudiologia HGF – 3101.3192 / 3247
Emília Kelma Marques (Chefe do setor de Fonoaudiologia do HGF) – 9645.4128

 

Assessoria de Imprensa do HGF

Gilda Barroso e Luisa Nascimento ( gildabarroso@gmail.com / 3101.7086)