ISSEC adota Sistema de Gestão por Resultados

1 de junho de 2009 - 03:00

O planejamento estratégico 2008/2009 do ISSEC, estabelecido pelo Comitê Diretor da instituição, formado pelo Superintendente, Secretário Geral e os Coordenadores Administrativo-Financeiro, de Desenvolvimento Institucional, da Procuradoria Judicial e da Saúde, priorizou a implantação do Sistema de Gestão por Resultados – GPR.

Trata-se de uma estratégia integrante do processo de modernização organizacional, fortalecida pelo já criado e em andamento Modelo de Gestão Compartilhada, que evidencia a participação dos servidores nos debates e decisões tomadas no âmbito do Instituto, através dos Comitês de caráter consultivo e deliberativo.

O processo de montagem da Matriz de Gestão por Resultados iniciou-se em setembro-2008, com o competente assessoramento da Dra. Patrícia Campos, Coordenadora da ADINS da SEPLAG, que nas oficinas dirigidas aos gestores do Instituto, repassou os conceitos básicos da Metodologia GPR e facilitou a construção coletiva da referida Matriz.

Sintonizado com o Resultado Setorial do Governo, “Saúde do Servidor”, foram estabelecidos quatro Resultados Estratégicos para o ISSEC, quais sejam: 1) melhoria da saúde do servidor estadual, 2) satisfação do servidor com a implantação do plano de saúde, 3) valorização do servidor do ISSEC, 4) ISSEC estruturado e modernizado.

Logo em seguida, no início de dezembro-2008, foram realizadas as oficinas para a conceituação, definição e elaboração dos Planos de Ação, a partir dos resultados setoriais do ISSEC e dos produtos esperados. Atualmente, os diversos planos de ação já foram finalizados e inseridos no Sistema, objetivando a publicização e efetivação do acompanhamento-monitoramento sistemático das ações previstas em cada um deles.

Esse é mais um avanço importante do ISSEC para se tornar em breve uma organização sintonizada com os sistemas modernos de gestão, que evidenciam a transparência, a qualidade, a participação, o foco no cliente e os resultados alcançados. São as bases sólidas institucionais sendo fincadas e tão necessárias para a viabilização de um Plano de Saúde do Servidor que seja competitivo no mercado e atrativo para os seus usuários.

Flávio Barbosa Moreira da Rocha
Superintendente do ISSEC

Artigo publicado na Revista Ceará Gestão Pública N.º 05 da SEPLAG