Participação do ISSEC no VII Encontro Nacional do CONIASSP

8 de janeiro de 2008 - 03:00

 

 

Foi realizado nos dia 29, 30/11 e 01/12, na cidade de Campo Grande(MS), o VII Encontro Nacional das Instituições de Assistência à Saúde do Servidor Estadual, cujos representantes do ISSEC presentes ao evento foram o Superintendente, Dr. Flavio Rocha e o Secretário Geral, Sr. Alfredo Carneiro.

Trata-se de um seminário que vem se realizando anualmente, com o objetivo de promover um intercâmbio das experiências de cada estado no campo da assistência à saúde do servidor público. Visa também discutir estratégias de compartilhamento de compras e de novas tecnologias da informação, bem como a cobertura nacional de atendimento aos usuários dos diversos estados associados ao Conselho Nacional de Instituições de Assistência à Saúde do Servidor Público-CONIASSP.

Participaram desse Encontro 11 entidades que prestam atendimento à saúde aos servidores dos seguintes estados: Goiás, Paraná, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Ceará, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Essa troca de informações foi bastante proveitosa para todas as instituições participantes, tendo em vista que a realidade de cada estado é diferenciada e isso proporcionou a riqueza da amostra, pois foram evidenciados os pontos fortes e frágeis de cada modelo implementado.

Os principais aspectos observados a partir da massa crítica de informações repassadas pelos participantes, foram os seguintes:
– Apenas 3 estados ainda não implantaram o Plano de Saúde do Servidor (Rio de Janeiro, Paraná e Ceará).
– O Instituto do Rio de Janeiro está sucateado, os servidores estão dependendo exclusivamente do SUS.
– Em Goiás, os servidores custeiam tudo: pessoal, manutenção e saúde.
– Em Santa Catarina e Tocantins, UNIMED administra os Planos de Saúde.
– Em Mato Grosso e Pernambuco a gestão do Plano é terceirizada para a empresa CRC de São Paulo.
– Em Mato Grosso do Sul, a administradora é associação sem fins lucrativos (entidade privada), apesar da Diretoria ser escolhida através de voto direto pelas entidades representativas dos servidores e ser composta de servidores públicos de carreira.
– No Piauí, os servidores custeiam toda a saúde e o governo banca a manutenção e pessoal;
– 70% dos estados adotaram além da mensalidade do servidor, a co-participação nos procedimentos.
– Os estados que ainda não implementaram a co-participação estão com desequilíbrio financeiro em seus Planos;
– As mensalidades dos servidores variam de 4,5% a 10% do salário;
– As mensalidades dos planos sem co-participação variam entre 7 e 10%.

Finalmente, houve a eleição da Diretoria Nacional do CONIASSP, tendo o Superintendente do ISSEC sido eleito membro da mesma, bem como Coordenador da Região Nordeste, como representante do estado do Ceará. Mais uma vez o nosso estado ganha destaque em nível nacional, ocupando espaço privilegiado no Fórum Nacional de Saúde do Servidor Público.